Tensão em Zóbuè: Agente da PRM linchado após morte de detido sob custódia

Um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) foi linchado até à morte por populares na localidade de Zóbuè, distrito de Moatize, província de Tete. Este acto de violência surge como uma retaliação direta pela morte de um jovem que se encontrava detido nas celas do posto policial local.

 De acordo com relatos de residentes, o incidente eclodiu após a descoberta do corpo do jovem sob custódia. Perante a situação, a comunidade, revoltada, acusou os agentes de estarem envolvidos na morte. Consequentemente, dirigiu a sua fúria contra um dos polícias, agredindo-o violentamente. Apesar dos esforços para o salvar – tendo sido transportado de urgência para o hospital – o agente acabou por sucumbir aos ferimentos.

 Em resposta à crise, o Comando Provincial da PRM em Tete veio a público esclarecer a sua posição. Com base em investigações preliminares, a corporação defende que o jovem cometeu suicídio após a detenção, rejeitando, portanto, qualquer envolvimento dos agentes de serviço no óbito. Paralelamente, as autoridades prometeram uma investigação exaustiva para apurar todos os factos e responsabilizar os autores do homicídio do agente.

 No rescaldo dos acontecimentos, o caso gerou profunda consternação, tanto nas fileiras da polícia como entre os residentes. Este trágico episódio reabriu, mais uma vez, o debate sobre as condições de detenção nas esquadras, o uso da força pelas autoridades e a crescente tensão entre a polícia e a população em várias regiões do país.

Veja nossas noticas por categoria

Anuncie

aqui

Conversar

Ligue: +258 845 784 731