Serviço da Auto-Motora dos CFM: Problemas no sistema de cobrança causam constrangimentos

 

Utilizadores do serviço de auto-motora dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) continuam a enfrentar dificuldades com o sistema de cobrança. Na semana passada, por exemplo, um passageiro no percurso Tchumene - Estação do Km 15 viu o valor integral do trajecto ser debitado duas vezes numa única direção (Bus-Automotora-Bus). De acordo com a fonte, quando confrontados, os serviços de cobrança dos CFM reconheceram ter havido uma falha no sistema.

Para agravar a situação, esta terça-feira os utilizadores dependem de cartões viram-se em apuros. Os cartões que haviam sido validados no bus de ligação não eram aceites para a aquisição do bilhete da auto-motora na Estação Central, na baixa da cidade de Maputo. Consequentemente, todos foram obrigados a pagar em numerário para garantir a deslocação. Este problema é particularmente crítico dado o reduzido tempo de embarque, uma vez que a auto-motora parte em poucos minutos (5' a 7'), criando uma situação de stresse e desconforto.

Além disso, existe uma falha no sistema de validação dentro do comboio. Embora o passageiro possa validar o cartão a bordo, o equipamento não emite um bilhete físico. Esta situação mina a segurança do passageiro, pois no desembarque na Estação Central é obrigatório exibir o bilhete de passagem aos agentes de segurança. Como resultado, já foram registadas várias situações constrangedoras em que passageiros, por terem perdido o bilhete ou não conseguirem comprovar o pagamento, são forçados a adquirir um novo bilhete.

Perante estes factos, os utilizadores – na sua maioria menores que vivem na Matola e estudam na cidade de Maputo, utilizando cartões pré-pagos – exigem da provedoria do serviço que aperfeiçoe urgentemente o sistema de cobrança, de modo a evitar estes constrangimentos repetidos, estamos a citar.

 

Veja nossas noticas por categoria

Anuncie

aqui

Conversar

Ligue: +258 845 784 731