Moçambique conta, a partir de agora, com uma nova plataforma digital dedicada ao empreendedorismo verde. A MozGreen, lançada, na sexta-feira, 20 de Junho, é uma plataforma dedicada à promoção de práticas e negócios sustentáveis, ligando pessoas, empresas e soluções amigas do ambiente. Um projecto que promete transformar o acesso à informação, formação e financiamento para projectos com impacto ambiental positivo.
Promovida pela ideialab, a iniciativa foi financiada pelo Banco Mundial e pelo Korea World Bank Partnership Facility (KWPF), um fundo do Governo da Coreia do Sul gerido pelo Banco Mundial.
Nascida da necessidade de criar um ponto de partida para empreendedores e cidadãos interessados em adoptar práticas mais amigas do ambiente, a MozGreen pretende agregar informação, capacitação, oportunidades e visibilidade para projectos e empresas comprometidas com a sustentabilidade.
“A MozGreen é um espaço digital, inclusivo e colaborativo, onde qualquer pessoa interessada na economia verde pode encontrar formação, financiamento e ferramentas práticas para transformar ideias em soluções sustentáveis”, afirmou Adelina Nhanala, Gestora de Projectos na ideialab.
Desde 2017 que a ideialab “tem trabalhado, lado a lado, com empreendedores de impacto”, conhecendo “de perto as suas dificuldades: o acesso limitado a conteúdos úteis, a complexidade da burocracia, a escassez de financiamento e a falta de visibilidade”, acrescentou a mesma responsável, assinalando que “o objectivo é construir um futuro mais justo, mais verde e mais próspero”.
Num país altamente vulnerável aos efeitos das alterações climáticas, onde apenas 37% da população ouviu falar do tema, a MozGreen aposta na mobilização e capacitação de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), estimulando práticas responsáveis, economia circular e soluções que respondam aos desafios ambientais locais.
Segundo Laurent Olivier Corthay, Economista Sénior da Equipa de Finanças, Competitividade e Investimento do Banco Mundial, “a MozGreen oferece um balcão único onde as PMEs podem encontrar oportunidades de networking com outras empresas, acesso a recursos de aprendizagem, oportunidades de financiamento e documentos oficiais sobre resiliência climática”. Com isto, sublinhou, “pretendemos aumentar a capacidade de gestão para antecipar os riscos climáticos e as necessidades de transição ecológica”.
A plataforma MozGreen, já disponível online (www.mozgreen.com), facilita o acesso a conhecimento, oportunidades de financiamento e enquadramento legal, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo verde em Moçambique e reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental no país.
Sociedade
2025-07-10
Sociedade
2025-07-10
Cultura
2025-07-10
Politica
2025-07-10
Politica
2025-07-10
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula