Oportunidades de financiamento para mais de 100 empreendedores moçambicanos

O Moza Banco participou, recentemente, em Maputo, do Fórum Empreendedor, um encontro que reuniu entidades públicas e privadas com o objectivo de discutir oportunidades e desafios relacionados com o empresariado emergente em Moçambique.

Durante o encontro, o Banco falou para mais de uma centena de jovens empresários interessados em reforçar os seus conhecimentos relativamente às metodologias de financiamento na Banca nacional, sobretudo no tocante às linhas bonificadas de apoio ao crescimento empresarial.

Em representação do Moza, Amâncio Zita apresentou o rol de soluções de financiamento às Pequenas e Médias Empresas a nível do Moza, destacando as linhas de financiamento dedicadas ao agronegócio, com maior ênfase para o FECOP - Fundo Empresarial de Cooperação Portuguesa, FIDA - Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura e FSA - Fundo de Segurança Alimentar.

O FSA, particularmente, é destinado a pequenos empreendedores, individuais e empresas, do sector do agronegócio, apoiando nas principais necessidades da cadeia de valor, incluindo na produção de culturas que contribuem para a segurança alimentar, actividades de comercialização, armazenamento e processamento de produtos agrícolas, produção animal e também provisão de serviços de apoio ao sector agrário. Para particulares o financiamento pode varia entre 240.000 meticais e 2.500.000 meticais, enquanto empresas têm o mínimo previsto de 1.500.000 meticais e 30.000.000 meticais. As taxas aplicadas não excedem 14%, sendo o prazo variável de 6 a 60 meses.

Para além de apresentar oportunidades criadas pelo próprio Banco, o Moza expôs ainda outras linhas disponibilizadas em parceria com entidades externas, com destaque para o Fundo Público de Fomento Agrário e Extensão Rural destinado às regiões sul e centro do país.

Houve ainda espaço para apresentar a Linha BEI, através da qual, com taxas bonificadas, o Moza disponibiliza 10 milhões de Euros do Banco Europeu de Investimentos para financiar, sobretudo, projectos que salvaguardem a equidade de género, tendo a Mulher como o principal alvo. 

Em detalhe, a Linha BEI disponibiliza produtos de apoio a tesouraria e investimento com um valor mínimo de financiamento de 200.000 meticais e máximo e de 5.000.000 de meticias, sendo que os juros associados não excedem a 15%, podendo variar em função do montante, do prazo ou da tipologia de cada cliente.

As linhas de financiamento disponíveis no Moza são acedidas em qualquer agência do Banco, devendo os interessados aproximar e buscar toda a informação necessária para a solicitação dos desembolsos. 

 Organizado pela Anita Corporation à luz de um programa denominado “Empresa Emergente” o encontro juntou entidades públicas e privadas, incluindo a Autoridade Tributaria de Moçambique, Instituto Nacional de Segurança Social e Bolsa de Valores de Moçambique.

Com esta participação estratégica, o Moza mais uma vez reforça a sua abertura para apoiar o empreendedorismo nacional, Fazendo Acontecer o financiamento a projectos de negócio que promovem o desenvolvimento do país.

Veja nossas noticas por categoria

Anuncie

aqui

Conversar

Ligue: +258 845 784 731