
Assinaram-se dois memorandos de entendimento estratégicos para o desenvolvimento de Moçambique. O primeiro consiste na construção de um centro tecnológico em Maputo para a formação de jovens moçambicanos. O terreno, localizado na zona do Estádio do Zimpeto e de propriedade da ENH, já se encontra infraestruturado, com vedação, água e energia electrica. Neste contexto, a ExxonMobil irá apoiar o projeto com 40 milhões de dólares.
A construção do centro está prevista para arrancar no próximo ano. O objectivo inicial é formar 100 jovens, oriundos de todas as províncias do país – cada uma contribuirá com 10 formandos. Para tal, o centro estará equipado não apenas com salas de aula e de simulação para operações offshore e onshore no sector do oil & gás, mas também com acomodações, restaurante, ginásio e uma clínica. Desta forma, será um complexo completo que permitirá aos jovens de todas as províncias terem alojamento e uma formação com a duração de cerca de três anos.
A visão por detrás deste centro é a transferência de tecnologia e conhecimento das multinacionais para os moçambicanos. Dado que Moçambique se posiciona actualmente entre os dez maiores players mundiais de gás, é crucial dispor de engenheiros nacionais qualificados. Inicialmente, a formação incluirá a língua inglesa, uma competência fundamental antes da componente técnica, assegurando que os jovens estejam preparados para trabalhar não só com a ExxonMobil, mas com qualquer multinacional do sector, em Moçambique, na região da SADC, em África ou no mundo.
A ambiação a longo prazo é que o centro atinja uma capacidade para cerca de 250 jovens, formando aproximadamente 1000 técnicos em quatro anos.
Considera-se que este investimento no capital humano moçambicano é uma contribuição vital e um legado duradouro para o país.

Politica
2025-12-18

Politica
2025-12-18

Economia
2025-12-16

Politica
2025-12-16
Sociedade
2025-12-16
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula