
Um acidente rodoviário de grandes proporções ocorreu esta semana no trajecto entre Monapo e Mogincual, na província de Nampula, com consequências graves para o ano lectivo de 2026.
Mais de 100 mil livros escolares, que se destinavam aos distritos de Mogincual e Liúpo, foram totalmente destruídos após o camião que os transportava se ter despistado e capotado, originando de imediato um violento incêndio.
De acordo com o Ministério da Educação e Cultura, a carga, proveniente do armazém regional norte em Nacala, era composta por 52.650 manuais para Mogincual e 47.900 para Liúpo. Infelizmente, todo o material ficou completamente inutilizado pelas chamas, representando uma perda significativa para o sistema de ensino local.
Perante esta situação, o Ministério já veio a público garantir que a transportadora responsável possui seguro e que estão em curso todos os esforços para a reposição urgente dos manuais. O dirigente máximo da educação na província afirmou estar a acompanhar o caso de perto, acrescentando que está a trabalhar com as autoridades para minimizar o impacto nas escolas primárias afectadas.
"Esta situação é deveras preocupante," afirmou o dirigente, "mas estamos a trabalhar arduamente para repor os manuais o mais rápido possível. Por isso, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que os alunos não sejam prejudicados com esta perda."
Enquanto isso, a comunidade educativa mostra-se consternada com o sucedido e aguarda, com expectativa, que as autoridades cumpram a promessa e encontrem uma solução rápida para colmatar a falta de material didático.

Politica
2025-12-18

Politica
2025-12-18

Economia
2025-12-16

Politica
2025-12-16
Sociedade
2025-12-16
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula