
O CIP na manha de quarta feira esteve mais uma vez em pleno exercício de cidadania no Hotel Southern Sun para apresentar o relatório preliminar sobre a experiência do primeiro ciclo de governação descentralizada provincial entre os anos 2020-2024 nas províncias de Nampula, Sofala e zambézia, que foi tornada pública pelo Centro de Integridade Pública (CIP), conclui que o actual modelo representa até certo ponto um retrocesso para o desenvolvimento da provincia.
Citado pelo CIP considera que o governo da província que é chefiado pelo Governador da Província que é actualmente eleito pelo povo, que encontra-se igualmente em pé de igualdade com o Secretário de Estado da Província que chefia o Serviço provincial de representação do Estado, estes dois órgãos tem basicamente os mesmos órgaos, seja, os serviços de representação do estado também tem serviços provinciais similares aos do governo provincial tem, o que significa que há uma sobrecarga de funções.
O Director do CIP, Edson Cortês, disse durante o evento que a descentralização é um tema que todos nós quando falamos, teoricamente julgamos que é importante, mas a sua materialização implica a perda de algumas funções competências e dinheiro, e o ser humano não gosta de perder o controlo das coisas.
“Não podemos ter o controle de tudo, é muito difícil alguém em está em Maputo achar que tem sensibilidades sobre um assunto que acontece em Pemba ou em outro ponto do país. O país já deu alguns passos rumo a descentralizaçãoo e depois de um tempo o CIP realizou um estudo para avaliar os passos que foram dados, esta é uma das contribuições que esta instuição tem dado ao longo dos seus 20 anos de existência”, disse o diregente para depois acrescentar que “o estudo não é a verdade absoluta, pode ser refutado como não, nós não somos oposição, queremos contribuir para o desenvolvimento deste país”, terminou Cortês.
A escolha dessas províncias, recaiu sob o factor de Nampula e Zambézia serem as mais populosas e Sofala devido a alternância do poder.
Refira-se que relatório final será apresentado após a recolha de opiniões no debate em que estiveram presentes académicos, deputados da Assembleia da República, membros das assembleias provinciais e estudantes.

Politica
2025-12-18

Politica
2025-12-18

Economia
2025-12-16

Politica
2025-12-16
Sociedade
2025-12-16
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula