
Moradores do bairro Chamanculo “D”, na cidade de Maputo, denunciam estar a viver momentos de terror devido à actuação de indivíduos alegadamente pertencentes ao Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC). Segundo os residentes, os agentes realizam perseguições armadas no bairro, com disparos constantes e invasões domiciliares sem qualquer mandado judicial, colocando em causa a tranquilidade e segurança das famílias.
De acordo com os relatos, os supostos agentes deslocam-se em viaturas pelas ruas do bairro, exibindo armas e efectuando disparos em plena zona habitacional. "Eles passam, armados, e quando os ladrões fogem, entram nas nossas casas e disparam como se estivéssemos num campo de guerra", disse uma moradora, visivelmente assustada. Os residentes afirmam ainda que estas acções decorrem sem autorização, e que os agentes não só entram à força nas residências, como também intimidam os moradores e proíbem qualquer tipo de reclamação.
As famílias temem pela vida das crianças e de pessoas vulneráveis, como idosos e doentes crónicos, devido ao clima de medo instaurado. “Ontem dispararam à porta de casa, em frente às crianças. Isto não é segurança, é abuso”, declarou um outro residente. As alegadas operações têm sido recorrentes, e os moradores referem que a situação se agravou nos últimos dias.
Face às denúncias, a Polícia da República de Moçambique (PRM) já reagiu, prometendo realizar investigações no terreno para esclarecer os factos. A população, por sua vez, exige resposta urgente e medidas firmes que garantam o respeito pelos seus direitos e a restauração da ordem no bairro.

Politica
2025-12-18

Politica
2025-12-18

Economia
2025-12-16

Politica
2025-12-16
Sociedade
2025-12-16
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula