Exame de Química da 9ª Classe Será Repetido em Manjacaze e Limpopo Após Vazamento

Reaplicação da prova acontece nesta quarta-feira para alunos de 14 escolas afectadas

O exame final de Química da 9ª classe teve de ser repetido por alunos dos distritos de Manjacaze e Limpopo, na província de Gaza. A decisão surge na sequência de uma aplicação irregular da prova, cujo conteúdo havia circulado previamente nas redes sociais, levando ao seu anulamento.

De acordo com o director provincial de Educação, Ferrão Bambo, o incidente ocorreu devido a uma falha no processo de distribuição dos exames. Consequentemente, o problema afectou 14 estabelecimentos de ensino. Bambo adiantou que já foi mobilizada uma equipa de investigação e que, caso sejam apuradas responsabilidades individuais, serão aplicadas "sanções exemplares".

Esta não é, no entanto, uma situação isolada. A Associação Nacional dos Professores (ANAPRO) manifestou publicamente a sua preocupação com a repetição de violações à confidencialidade dos exames. Na perspectiva da associação, representada por Carlos Muhai, é urgente um maior rigor e controlo por parte do Ministério da Educação. "Os exames devem ser tratados com seriedade. Situações como esta prejudicam o processo de ensino-aprendizagem e descredibilizam o sistema educativo", afirmou.

Enquanto aguardam os resultados da investigação interna, as autoridades educativas decidiram pela reaplicação do exame. Desta forma, os alunos das escolas envolvidas foram convocados para repetir a prova de Química já nesta quarta-feira, numa medida que pretende assegurar justiça e transparência no processo de avaliação final.

Veja nossas noticas por categoria

Anuncie

aqui

Conversar

Ligue: +258 845 784 731