
O potencial energético de Moçambique e os seus vastos projectos de desenvolvimento estiveram em destaque, esta segunda-feira, em Abu Dhabi. O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, apresentou as oportunidades de investimento do país numa Reunião de Alto Nível, à margem da Semana de Sustentabilidade da capital dos Emirados Árabes Unidos.
Durante a sua intervenção, o estadista começou por destacar a robusta carteira de projectos no sector do gás natural, liderados por gigantes globais. Actualmente, o país conta com quatro megaprojectos estruturantes: a italiana ENI desenvolve os projectos Coral Sul e Coral Norte, em Cabo Delgado, avaliados em cerca de 15 mil milhões de dólares; já a Total Energies e a Exxon Mobil lideram empreendimentos de aproximadamente 20 mil milhões de dólares cada. No total, estima-se um investimento global superior a 50 mil milhões de dólares, cujo impacto dinamizará a economia nacional nos próximos anos.
Paralelamente aos combustíveis fósseis, o Chefe de Estado enfatizou o forte compromisso de Moçambique com a transição energética e a aposta em fontes renováveis. Para além da já consolidada Barragem de Cahora Bassa, o Governo prepara-se para avançar com a construção da central hidroelétrica de Mphanda Nkuwa em Tete, com uma capacidade prevista de 1.500 megawatts e conclusão planeada para 2031. A este projecto junta-se a construção da central norte de Cahora Bassa, com 400 megawatts de capacidade, cuja finalização está agendada para 2032.
No que tange ao gás natural, o Presidente Chapo adiantou que a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) está activamente à procura de parceiros para novas unidades de processamento. O objectivo é claro: responder à crescente procura regional de países como África do Sul, Malawi, Zimbabwe, Zâmbia e Eswatini, consolidando assim o papel de Moçambique como fornecedor energético estratégico para toda a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Por fim, reafirmando a posição do país como um destino seguro e competitivo, o Presidente Daniel Chapo reiterou o convite aos investidores internacionais, sublinhando que Moçambique está aberto para parcerias que gerem crescimento, oportunidades e um desenvolvimento sustentável.

Sociedade
2026-01-12

Sociedade
2026-01-12

Sociedade
2026-01-12

Sociedade
2026-01-12

Sociedade
2026-01-08
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula