
O ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, garantiu esta segunda-feira que o Governo está a trabalhar para baixar os preços das passagens aéreas, em particular nas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM). A declaração foi feita durante uma visita ao Aeroporto Internacional de Maputo, onde Matlombe se reuniu com a administração da empresa e outros representantes do sector.
Segundo o ministro, os custos actuais dos bilhetes são inacessíveis para a maioria dos moçambicanos, o que tem limitado a mobilidade interna e prejudicado o turismo e os negócios.
“Estamos cientes de que viajar de avião ainda é um privilégio para poucos”, afirmou Matlombe.
“O nosso objectivo é tornar o transporte aéreo mais inclusivo, para que mais cidadãos possam utilizá-lo”.
Entre as medidas em estudo estão a revisão do modelo operacional da LAM, a otimização da gestão de voos e negociações com parceiros para obter combustível e serviços de assistência a preços mais baixos. Além disso, estão previstas a entrada de novas aeronaves na frota e a reestruturação da companhia, como parte de um plano mais amplo de revitalização do sector aéreo nacional.
Matlombe assegurou que a redução das tarifas não afectará a segurança nem a qualidade do serviço, mantendo-se a sustentabilidade da empresa como prioridade. Embora não tenha indicado datas concretas, o ministro afirmou que a medida será implementada em breve, com resultados visíveis nos próximos meses.

Sociedade
2025-12-25

Sociedade
2025-12-25

Cultura
2025-12-25

Sociedade
2025-12-23
Sociedade
2025-12-23
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula