Para celebrar o Dia Internacional da Literacia, assinalado a 8 de Setembro, a AIDGLOBAL lançou o seu mais recente livro infantil bilíngue, “Lila, a Girafa que Tinha Pressa de Crescer”. Uma obra da escritora moçambicana Vânia Óscar, traduzida para XiChangana por Mabjeca Tingana e ilustrada por Ventura Mulalene.
O livro integra a colecção “Livros para Começar”, criada em 2022, e chega agora ao seu 5.º volume, reforçando o objectivo de levar histórias acessíveis, culturalmente relevantes e em línguas maternas às crianças moçambicanas, promovendo simultaneamente o contacto com a Língua Portuguesa.
“Escrever esta história representou para mim um presente que dou agora a todas as crianças, através deste lindo projecto editorial do qual tive a oportunidade de fazer parte – ‘Livros para Começar’”, partilhou Vânia Óscar que vai já no seu terceiro livro infantojuvenil. Para a autora, esta obra “é uma prenda cheia de luz, que servirá como instrumento de vida para todas as crianças que a receberem, escrita também na sua língua materna. Um sinal de que é possível transcender e ‘sair da caixa’”.
Com esta edição, a AIDGLOBAL continua a incentivar o gosto pela leitura e a formação de leitores críticos desde a infância. Até hoje, já distribuiu gratuitamente mais de mil exemplares desta colecção em escolas e comunidades da província de Gaza. A Organização procura, através desta linha editorial, romper ciclos de pobreza com a edição e distribuição de livros.
Susana Damasceno, fundadora e presidente da direcção da AIDGLOBAL, reconhece e valoriza “o poder transformador da leitura”. “É tão gratificante ver os sorrisos das crianças portuguesas e moçambicanas a quem lemos a mesma história, nas suas línguas maternas, permitindo que cada uma delas sonhe à dimensão da sua criatividade”, sustenta aquela responsável.
Sociedade
2025-09-13
Economia
2025-09-12
Sociedade
2025-09-11
Politica
2025-09-11
Sociedade
2025-09-11
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula