Paulo Vilanculo"
O presidente do Conselho Municipal da Beira, Albano Carige, reafirma seu compromisso com a educação da rapariga ao premiar a excelência académica feminina com ações concretas. Depois de homenagear recentemente a melhor graduada da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Amena pelo troféu de valor de 50.000,00 Meticais, o edil oferece agora um estágio remunerado de seis meses à melhor graduada da Universidade Licungo, Suneila Vilanculos, permitindo-lhe aplicar seus conhecimentos em um contexto prático e fortalecer sua inserção no mercado de trabalho.
Suneila Vilanculos destacou-se entre os seus pares pela excelência nos resultados obtidos ao longo do curso, e agora terá a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em um contexto prático, sob a supervisão da administração municipal da Beira. A iniciativa visa não apenas reconhecer o esforço académico de jovens moçambicanas, mas também para proporcionar oportunidades de inserção no mercado de trabalho, fomentando o desenvolvimento profissional desde cedo. Mais do que reconhecimento académico, esta iniciativa é uma oportunidade de transformação social.
Inspirado pela pedagogia libertadora de Paulo Freire, Carige entende que a educação é caminho para a emancipação e transformação da realidade. “Educar uma rapariga é abrir caminhos para uma sociedade mais justa, consciente e participativa. O conhecimento libertador permite que nossas jovens se tornem agentes ativos de mudança”, afirmou o edil. Albano Carige reforçou, durante a cerimônia de entrega do estágio, que a educação da rapariga é um pilar essencial para a transformação social e económica da cidade e do país. Albano Carige destacou que investir na formação da juventude feminina é investir no futuro do país: “Educar uma rapariga é educar uma sociedade inteira. A educação não é apenas aquisição de conhecimento, mas instrumento de libertação e ação sobre a realidade. “Investir na formação das nossas jovens é investir no futuro da nossa sociedade, “A educação não é apenas aquisição de conhecimento, mas sim instrumento de libertação e ação sobre a realidade.
Ao capacitar nossas raparigas, estamos abrindo caminhos para que se tornem protagonistas da transformação social”, afirmou, sublinhando que iniciativas deste tipo são estratégicas para garantir que talentos académicos não se percam e que a juventude feminina tenha voz e lugar na construção de Moçambique. Ao apoiar jovens moçambicanas com desempenho de destaque, a edilidade da Beira segue a lógica da educação libertadora de Paulo Freire, que vê o aprendizado como caminho para a emancipação. Para Freire, educar é permitir que cada indivíduo compreenda e atue sobre sua realidade, tornando-se sujeito ativo da própria história. Na realidade, investir na educação da rapariga é investir na educação da sociedade como um todo, pois mulheres educadas transmitem conhecimento, valores e protagonismo às famílias e comunidades em que vivem, multiplicando o impacto social. Neste sentido, Suneila Vilanculos, ao receber esta oportunidade, é convidada a se tornar uma agente de mudança, capaz de influenciar positivamente a sociedade ao seu redor.
Especialistas em educação e desenvolvimento social consideram este gesto um exemplo concreto de política local orientada para igualdade de gênero, valorização do mérito e promoção da cidadania ativa. Para muitas famílias, sobretudo em contextos onde o acesso à educação ainda enfrenta barreiras, este reconhecimento reforça a motivação das raparigas a persistirem nos estudos e a acreditarem no poder transformador de suas escolhas e competências. Com esta ação, a edilidade da Beira consolida uma trajetória de incentivo à formação académica e à emancipação social, reforçando a visão de que a educação da rapariga não deve ser apenas uma prioridade simbólica, mas uma realidade tangível, capaz de gerar impacto positivo na sociedade e na economia local, demonstrando que políticas educativas concretas podem transformar talentos individuais em agentes de desenvolvimento coletivo e mudança social sustentável e, reforçar a ideia de
2025/12/3
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