Os Clássicos e os Seus Psicológicos

Alberto Mudjadju"

Um jogo de futebol pode ter um impacto significativo no estado emocional das pessoas, tanto positiva assim como negativamente. Quanto aos efeitos positivos destacam se a euforia e alegria principalmente quando a sua equipe vence o jogo, identidade e pertencimento, comunidade e socialização, estratégia e emoção (gera uma certa emoção e suspense). Podemos encontrar também aspectos negativos como: ansiedade e estresse, decepção e tristeza, rivalidade e conflito, pressão e expectativa. Mas é o lado bom da coisa que os amantes do desporto rei preferem olhar, no que concerne a saúde mental, pois este visa a redução do estresse, melhoria do humor e conexão social (onde alguns acabam afirmado que as discussões futebolísticas são uma espécie de opio do povo). Em suma, um jogo de futebol pode ter um impacto significativo no estado emocional das pessoas, tanto positiva assim como negativamente, de salientar que o futebol é apenas um jogo, e que a saúde mental e o bem-estar social devem ser priorizado.  

Os melhores clássicos e dérbis de futebol a nível mundial são verdadeiros espetáculos, cheios de emoção e rivalidades. Pode se entender por clássico como sendo um confronto entre duas equipes com uma longa historia de rivalidade e sucesso no futebol, geralmente envolve equipes de grande tradição e popularidade. Enquanto Dérbi refere se a um confronto entre duas equipes da mesma cidade ou região, que envolve equipes com uma rivalidade local intensa. Existem alguns que são considerados os encontros mais emocionantes no futebol, ao começar com o El Clássico que coloca frente a frente Real Madrid Versus Barcelona, em Espanha um dos clássicos mais intensos do mundo, com uma rivalidade que vai além do futebol. Temos também o Superclássico entre Boca Juniores Versus River Plate, um dos clássicos mais antigos e emocionantes da América do Sul protagonizado por estes dois clubes argentinos. Destaca se em seguida o Old Firm, o clássico escocês entre Celtic versus Glasgow, uma rivalidade que envolve questões religiosas e culturais (os católicos e os protestantes). Temos também o Derby della Madonnina, que coloca frente a frente as equipes italianas de AC Milan e Inter de Milão, um clássico que divide a cidade de Milão em duas. É quase impossível falar do futebol e não tocar o Brasil, com o Fla-Flu onde defrontam se Flamengo e Fluminense um dos clássicos mais antigos e emocionantes do futebol brasileiro assim como o Corinthians Versus Palmeiras um clássico que envolve duas das maiores equipes das “terras de Vera Cruz”. A história no futebol também conta muito, não se pode esquecer quem ajudou nos primeiros passos dessa modalidade, a Inglaterra com o aliciante Manchester United Versus Liverpool, uma rivalidade que envolve duas das maiores equipes de Inglaterra. A cidade de Istambul na Turquia é dividida em duas partes por causa da rivalidade entre Galatasaray e Fenerbahçe. Em Africa também temos um dos melhores clássicos a escala global que coloca frente a frente o Al Ahly e o Zamalek todos de Egipto. Em Portugal, tem um clássico que também merece especial atenção no que diz respeito as emoções, onde medem forcas duas grandes equipes e de cidade diferentes (Lisboa e Porto), representadas por SL Benfica e FC Porto, uma rivalidade que pode ultrapassar muitos limites. Para que pensa que em Israel não se pratica futebol, está muito enganado, pois temos aqui um dos maiores dérbis a nível mundial, onde se opõem Maccabi Tel Aviv e Hapoel Tel Aviv, conhecido como HaDerbi HaYisrael (o dérbi de Israel) das equipes mais populares e bem-sucedidos do país.

O futebol é um desporto que pode evocar emoções intensas e extremas em muitas pessoas, por factores como paixão e lealdade; identidade e sentimento de pertença; expectativas e pressão; rivalidade e competição; Mídias e redes sociais. O que de certa forma pode levar a comportamentos extremos como agressividade e violência, desespero, tristeza e Euforia. De salientar que o futebol é apenas um jogo e que a saúde mental e emocional deve ser priorizada, é sempre fundamental manter uma perspectiva saudável e equilibrada sobre desporto em particular o futebol e não se deixar levar pelas emoções extremas.

2025/12/3