A Importância dos Interesses Nacionais no Desenvolvimento das Nações

Alberto Mudjadju"

Interesse nacional refere se aos objectivos, necessidades e prioridades de um país em relação a sua segurança, economia, política e bem-estar de seus cidadãos, é um conceito que pode variar dependendo do contexto e das circunstâncias específicas de cada nação.  Os Estados são unidades políticas criadas por via do contracto social, a teoria do contrato social é uma ideia filosófica que sugere que os Estados são criados por meio de um acordo entre indivíduos que desejam estabelecer uma sociedade mais segura e organizada, segundo essa teoria os individuos renunciam a alguns dos seus direitos e liberdades em troca de proteção e segurança proporcionadas pelo Estado. Esta teoria é influente na filosofia política e continua a ser debatida e discutida por estudiosos. Os Estados têm como objectivos tradicionais: promover segurança aos seus cidadãos, pois desempenha um papel fundamental na promoção da segurança aos cidadãos, garantindo a proteção de suas vidas, propriedades e direitos; Administra a justiça e promove o bem-estar social. Há uma forte relação entre os objectivos e interesses do Estado, pois a materialização dos objectivos do Estado fazem com que o mesmo garanta existência e sobrevivência.

Nas grandes discussões ainda não há consenso sobre  definição de interesse nacional, mas muitas das vezes tem sido dado como sendo o conjunto de motivações, aspirações, razão e a essência do Estado, que facilmente são identificados na Constituição da República. Pode se também perceber os interesses nacionais como sendo percepções e prioridades dos governos; hierarquia dos imperativos estatais no sistema internacional e assunto de extrema importância para a existência e sobrivivência dos Estados. Os interesses nacionais podem ser classificados em três ramos a saber: importância, duração e abrangência. Quanto á importância podem ser vistos como supremos, vitais, estratégicos, tácticos, primários ou secundários; quanto á duração são permanentes ou variáveis; por fim, quanto á abragência podem ser gerais, específicos, comuns, complementares e conflituosos. Os inteesses nacionais supremos são definidos pela importância que representam para a sobrivivência e identidade do Estado, este por sua vez vai os defender usando todos os meios e recursos a sua disposição, nesta dinâmica o povo também não hesita em defender os interesses supremos, porque se são postos em causa podem levar a um conflito violento ou armado, estão acima de outros interesses na hierarquia das motivações do Estado e representam os aspectos mais altos da sobrivivência do Estado enquanto unidade politica.

Logo a seguir temos os interesses nacionais vitais que reflectem as condições de existência do Estado enquanto unidade política, que ao ser negligênciados podem conduzir a uma desagregação e falência do Estado, estão inclusos aqui nos interesses vitais aspectos como unidade nacional, integridade territorial e vantagens estratégicas, estão ligadas a preservação de unidades políticas, o povo não hesita em conceder sacrifícios quando os mesmos são colocados em causa. Quanto aos interesses estratégicos emergem dos assuntos que não ameaçam imediatamente a segurança, o bem-estar e a tranquilidade nacional, quando negligênciados podem produzir efeitos negativos sobre os interesses vitais e supremos. No que concerne aos interesses nacionais tácticos estão associados aos programas e políticas de desenvolvimento, permitem a realização dos restantes interesses, quando são negligênciados reduzem a legitimidade das instituições do Estado, surgem de uma gama de actividades levadas a cabo pelo Estado e seus cidadãos além fronteiras, permitem assegurar as operações, normas e princípios internacionais do Estado, garantem o estatuto dos diplomatas, oficiais militares e propriedade do Estado, estabelecemos mecanismos e canais de comunicação entre os governos e povos, são assegurados pelos funcionários colocados nas missões diplomáticos, através do seu trabalho diário.

No que concerne aos interesses secundários temos o seguinte a destacar são definidos em função do seu papel na realização dos interesses vitais, concorrem para a realização do sinteresses vitais e são substituíveis por outros não exige o recurso a meios militares, força ou violência, para sua materialização. Os interesses nacionais permanentes estes são constantes ao longo do tempo e variam lentamente no espaço temporal, exemplo: Fronteiras. Enquanto que os interesses variáveis são definidos tendo em conta o contexto e a situação prevalecente, mudam constantemente. Exemplo: políticas públicas.

Em todo o mundo é importante que cada cidadão conheça os interesses nacionais do seu Estado, pois isso permite ter uma consciente participação cívica ( tomada de decisões informadas e participação em debates sobre a sua nação); ter uma cidadania responsável ( entendimento das prioridades e contribuição para o bem-estar social); desenvolvimento pessosal (votação informada e influência nas politicas públicas).

2025/12/3