Os saberes não legitimados

Alberto Mudjadjo"

Tendo em conta que o ensino amplia horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento critico e a moral, é por meio do conhecimento que o individuo impulsiona a sua vida, direciona a sua trajectória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres. A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos individuos, além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos. Assim sendo, é complexo afirmar que as instituições de ensino é que legitimam o saber, mas é uma verdade. As instituições de ensino, sejam elas Universidades, Esolas Secundárias ou primárias desempenham um papel fundamental na validação e disseminação do conhecimento, sendo assim os que seguram a continuidade da cultura e do saber que a comunidade adquiriu ao longo do tempo. Hoje em dia só a UEM, Unirovuma, a Unilúrio, etc, é que tem a legitimidade de dizer que os conhecimentos que um certo individuo tem, equivalem a uma licenciatura, a um mestrado ou Doutoramento. Entretanto, só quem passa pelas escolas formais é que tem a oportunidade de ostentar esses titulos, o que dizer da minha avó Assa Muianga que não teve a oportunidade de ir a uma escola formal? Mas mesmo assim, me curvo diante dela pelos conhecimentos que me transmite sempre que temos a oportunidade de conversar sobre as dinâmicas sociais, e por vezes acima de quem ostenta os tais titulos das Universidades. Para dizer que esta legitimaçâo do saber por parte das Universidades, não pode ser absoluta, pois o conhecimento é um processo dinâmico que transcende as paredes da sala de aula e se expande através de diversas interações sociais e culturais. As instituições de ensino também desempenham um papel fundamental na criação de novo conhecimento e na inovação, por meio da pesquisa e do desenvolviemto de novas tecnologias. O conhecimento não se limita ao que é transmitido dentro das instituições de ensino. Há um vasto mundo de conhecimento prático, informal e cultural que também é válido e legitimado em diferentes contextos sociais, visto que, o que é considerado válido e legitimado em uma instituição de ensino pode não ser reconhecido em outros contextos sociais. O conhecimemto e a sua legitimação estâo em constante evolução, e as instituições de ensino precisam acompanhar as mudanças sociais e culturais para manter a relevância do conhecimento que transmitem. As instituições de ensino são um pilar fundamental da sociedade, pois legitimam o saber, o disseminam e contribuem para o desenvolvimento individual e colectivo, por isso, é importante que as instituições de ensino se adaptem as mudanças sociais e tecnológicas, buscando oferecer uma educação mais inclusiva, criativa e relevante para o futuro, mas não deve deixar de lado outros saberes que não são adquiridos nas instituições de ensino formais, deve se dar ouvido a esses saberes atendendo e considerando que a história do povo africano está intresecamente ligada à oralidade, muita informação importante foi passada de geração em geração (especie de corrida de estafeta) através das fontes orais. Os saberes não legitimados são importantes na medida que desempenham um papel crucial na formação e actuação do professor, pois podem ser: fontes de conhecimento e inspiração, porque os saberes não legitimados podem ser uma fonte de conhecimento para o professor, permitindo que ele reflita sobre sua prática e adopte suas estratégias de ensino as necessisdades do aluno; ferramentas de reflexão e mudança, ao identificar os saberes não legitimados, o professosr pode se tornar mais reflexivo sobre sua prática e buscar mudanças que possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem; e também como chave para a inovação, os saberes não legitimados podem ser uma fonte de inovação no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que o professosr crie novos métodos e estratégias de ensino. A diferença entre os sabers não legitimados e saberes legitimados reside na forma como os conhecimentos são reconhecidos e valorizados dentro do sistema de ensino. Porque os saberes legitimados são aqules reconhecidos formalmente, como os saberes disciplinares e os saberes curriculares. Enquanto que os saberes não legitimados, por outro lado, são aqueles que não são oficialmente reconhecidos, mas que podem ser importantes para o professor em sua prática pedagógica, como a capacidade de lidar com diferentes tipos de alunos, de criar um ambiente de aula favorável ao aprendizado, ou de utilizar estratégias pedagógicas inovadoras.

2025/12/3