
A Primeira-Dama da República, Isaura Gueta Selemane Chapo, recebeu esta terça-feira, no seu gabinete, um donativo de material oftalmológico e escolar da organização espanhola Beyond Suncare. A oferta resulta da visita de trabalho que efectuou com o Presidente da República, Daniel Chapo, a Espanha, em junho passado.
Ao discursar durante a cerimónia de entrega, a Primeira-Dama explicou que o apoio é fruto dos esforços de advocacia realizados durante a deslocação, onde se reuniu com instituições especializadas em oftalmologia e no combate ao cancro. “É um prazer enorme estarmos aqui na recepção deste donativo, tendo em conta que trabalhamos bastante quando visitamos a Espanha. Lá, visitamos uma organização especializada em produtos de oftalmologia e um hospital de referência mundial, e fizemos o nosso pedido para podermos ajudar as pessoas com albinismo”, afirmou.
Gueta Chapo enfatizou que esta é uma resposta concreta às necessidades da comunidade com albinismo em Moçambique. “Temos muitos irmãos, filhos e mães aqui em Moçambique nesta condição. A organização comprometeu-se a ajudar-nos, trabalhamos em conjunto desde junho, e este é o fruto do nosso apelo”, acrescentou.
Para garantir que a ajuda chega efectivamente aos destinatários, o material será distribuído por todo o país sob uma vigilância rigorosa. A Primeira-Dama detalhou que a distribuição envolverá os cônjuges dos governadores, dos secretários de Estado, dos administradores e representantes da comunidade. Este modelo visa prevenir desvios e assegurar que os produtos sejam entregues apenas a quem realmente precisa, num claro reforço do combate à corrupção.
Sublinhando a necessidade de transparência, a Primeira-Dama declarou: “Temos que ser leais. De graça recebemos e de graça temos que dar, sem cobrança nenhuma. Este é o nosso foco, este é o nosso papel”.
Esta acção insere-se num trabalho contínuo de mobilização de parcerias internacionais para apoiar grupos prioritários. “Temos trabalhado em todos os países que visitámos, pedindo apoio para o povo moçambicano, principalmente para os mais carenciados: crianças vulneráveis, raparigas, idosos, mulheres chefes de família e jovens. Este é um dos resultados. É o primeiro lote e vamos receber mais”, revelou.
Por sua vez, o CEO da Beyond Suncare, Israel Hermosilla, manifestou satisfação com a parceria. “Gostaria de agradecer a Sua Excelência, a Primeira-Dama, e ao seu Gabinete, por nos terem recebido. O objectivo do nosso encontro foi a entrega de uma série de doações que fizemos a partir de Espanha”, disse.
Hermosilla recordou que a iniciativa nasceu da colaboração iniciada durante a visita presidencial a Sevilha e Toledo. “Agora, queremos transferir e adaptar essa experiência de Espanha para Moçambique, com o objetivo de criar um pequeno centro oftalmológico de referência para toda a região. Gostaríamos também que este país tivesse um centro de prevenção e luta contra o cancro da mama. Esse é o nosso grande objectivo”, afirmou.
O doador reafirmou o forte compromisso da organização com Moçambique, destacando o carinho pelo país e o desejo de contribuir para o seu desenvolvimento social.

Politica
2025-12-18

Politica
2025-12-18

Economia
2025-12-16

Politica
2025-12-16
Sociedade
2025-12-16
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula