MRM estende a licença de maternidade para seis meses

A Montepuez Ruby Mining (MRM) duplicou o direito à licença de maternidade para seis meses (180 dias), em comparação com os anteriores três meses (90 dias), que é obrigatório por lei. Esta medida permitirá que as suas funcionárias disponham de tempo adicional para recuperar, reforçar os laços com os seus recém-nascidos e permitir-lhes-á cumprir a duração mínima de amamentação exclusiva recomendada pela Organização Mundial de Saúde e pela UNICEF.

 A extensão do direito à licença de maternidade da MRM representa um passo significativo na eliminação das barreiras que têm impedido as mulheres de seguirem uma carreira no sector mineiro. Esta nova política de Recursos Humanos demonstra também o empenho contínuo da MRM em criar um ambiente de trabalho mais inclusivo, garantindo melhores condições para as mulheres. Para além do período alargado de licença de maternidade, a nova política da mina incorpora outros termos que visam ajudar ao bem-estar das novas mães e dos recém-nascidos.

 A partir do terceiro mês de gravidez, e até um ano após o regresso ao trabalho, as trabalhadoras estarão isentas de turnos noturnos, horas extraordinárias ou qualquer deslocação. A MRM também atribuiu uma sala privada na clínica da empresa para a extração e armazenamento de leite materno, permitindo que os funcionários transportem o leite para casa para ser utilizado.

Em termos de remuneração, durante os primeiros 90 dias de licença-maternidade, o salário da funcionária será pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conforme determina a lei. Os demais 90 dias de licença-maternidade, concedidos pela empresa, serão pagos integralmente pela MRM.

A MRM pretende continuar a promover políticas que garantam o bem-estar dos seus colaboradores e reforcem uma cultura organizacional de respeito, inclusão e igualdade de oportunidades. Para garantir a continuidade operacional, as funcionárias em licença de maternidade serão temporariamente substituídas por estagiárias. Esta abordagem tem a vantagem secundária de permitir que as pessoas que estão a entrar no mercado de trabalho tenham a oportunidade de adquirir uma valiosa experiência de trabalho no terreno

Veja nossas noticas por categoria