
A arte do consagrado artista plástico moçambicano Palmeirim Macaúze está em destaque no Auditório do Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em Maputo, com a exposição “Espelhos dos Mistérios”.
A mostra reúne 25 obras que exploram diversas técnicas, como óleo sobre tela, vidro e cerâmica. Através delas, Macaúze convida o público a reflectir sobre os enigmas da vida e a força da natureza. “Este trabalho é um convite à contemplação dos mistérios que nos rodeiam e ao poder transformador da natureza”, explicou a Directora das Mediatecas do BCI, Carla Mamade, na abertura.
Mamade reforçou o compromisso do banco com a cultura nacional: “É com grande satisfação que o BCI apoia tanto talentos emergentes quanto artistas consagrados como Macaúze, cuja experiência inestimável contribui para o enriquecimento do nosso panorama cultural”. E complementou: “Ao acolher esta exposição, reafirmamos nosso papel social e nosso apoio a sectores fundamentais para o país, indo além da nossa função financeira.”
Armando Cumbe, representante do artista, salientou a evolução da linguagem artística de Macaúze. “Ele dialoga intensamente com a natureza por meio de tintas e espátulas, criando obras que espelham a beleza ao nosso redor. Sua trajectória migrou de um paisagismo de precisão quase fotográfica, onde o mar era um mero cenário, para transformar a tela num palco de revelações profundas – tornando-se agora o eco de um grito contra a indiferença.”
Com um percurso marcado por consistência e reinvenção, Palmeirim Macaúze (nascido em 1961) realizou sua primeira exposição em 1986 e já consolidava sua carreira com uma terceira individual em 1989. Após um intercâmbio na África do Sul em 1999 e um período de recolhimento criativo, retornou com força em 2024 com “Certezas Utópicas”, também no BCI, exposição que representou um ponto de viragem em sua carreira.
“Espelhos dos Mistérios” permanece aberta ao público, com entrada livre, até 13 de Dezembro, no Auditório do BCI em Maputo.

Politica
2025-12-18

Politica
2025-12-18

Economia
2025-12-16

Politica
2025-12-16
Sociedade
2025-12-16
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula