Gueta Chapo reafirma apoio ao desporto no feminino

A Primeira-Dama da República de Moçambique, Gueta Chapo, visitou na última sexta-feira, 13 de Junho, a Federação Moçambicana de Andebol (FMAND), para se inteirar do actual estágio da modalidade e rafirmar o seu apoio.

A esposa do Chefe de Estado que foi praticante da modalidade manteve contacto com as atletas e assegurou o apoio ao desporto feminino. Gueta Chapo começou a jogar andebol em Sofala, na Escola Secundária de Dondo.

Na ocasião, a dirigente fez saber que “Esta visita permitiu-nos escutar, refletir e reafirmar a nossa convicção de que o andebol joga um papel fundamental no desenvolvimento desportivo, social e humano dos nossos jovens. O andebol sempre ocupou um lugar especial no coração dos moçambicanos" disse Gueta Chapo.

Acredita que a reconstrução da mística do andebol passa por um envolvimento cada vez mais activo e expressivo das raparigas, a nossa expectativa é clara, queremos juntos desenvolver o andebol e que tenha um lugar de destaque como merece no panorama desportivo nacional, terminou.

Durante a vista à Federação Moçambicana de Andebol, o Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, afirmou que com a visita a modalidade assume novos contornos. Para o ministro, “este momento especial significa que estamos num bom caminho e que ter o carinho da mamã Gueta, vai alavancar o nosso trabalho de continuarmos a dar o melhor de nós para que o desporto moçambicano esteja cada vez mais firme, cada vez mais junto das comunidades e, particularmente, das mulheres, das meninas adolescentes”.

Já,  para o presidente da FMAND, Rogério Jamisse, esta visita é muito importante porque o organismo que dirige quer mudar o actual cenário da modalidade.  “Se for reparar, uma das quatro palavras que nós temos usado neste lado é confiança. E a confiança vem um pouco daquilo que foi dito. O investimento vem quando há transparência. E essa transparência parte do que vem de ser ganhar confiança, teriminou o dirigente.

Veja nossas noticas por categoria