O cenário hidrológico na região Sul do país agravou-se nas últimas horas. A subida significativa do nível das águas nos rios Save, Limpopo e Incomáti, aliada às previsões de mais chuva, coloca em alerta as comunidades ribeirinhas e levou a ARA-Sul a pedir máxima prudência à população.
A situação deve-se à precipitação registada localmente e ao incremento do escoamento proveniente das regiões a montante. Nas últimas 24 horas, houve registo de chuva fraca a moderada em várias bacias hidrográficas, nomeadamente no Umbelúzi, em Calichane (13.5 mm) e nos BPL (17.2mm); no Limpopo, em Pafúri (23.7 mm) e Combomune (18.5mm); e no Save, em Massangena, onde o acumulado foi de 34.6 mm.
Como consequência, as bacias dos rios Save (na Vila Franca e Massangena), Limpopo (em Sicacate, Combomune e Chókwè) e Incomáti (em Magude) registaram uma subida significativa dos níveis hidrométricos, superando os respetivos níveis de alerta. Este aumento do caudal já está a provocar impactos sobre as áreas agrícolas nas zonas ribeirinhas, bem como em assentamentos humanos e vias de circulação de pessoas e bens, especialmente nas margens dos rios Save, Limpopo e Inhanombe.
Paralelamente, as principais albufeiras da região sul continuam a receber volumes consideráveis de água. A barragem de Massingir regista uma vazão de entrada de 866.62 m³/s, enquanto a de Corumana recebe 84.05 m³/s e a de BPL 55.32 m³/s. Actualmente, a albufeira de Corumana encontra-se com 81.46% da sua capacidade total, seguida pela BPL com 84.75% e por Massingir com 74.69%.
Para as próximas 48 horas, o cenário tende a agravar-se. De acordo com as previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente, prevê-se um agravamento das inundações no baixo Save (em Machanga e Nova Mambone), no baixo Incomáti (em Magude) e no baixo Limpopo (em Chókwè e Xai-xai). Além disso, é esperado um incremento no volume de enchimento das principais albufeiras da região.
Face a este panorama, a ARA-Sul, IP, apela à população para a tomada de medidas de precaução ao se fazerem aos rios Incomati, Inhanombe, Limpopo e Save, sob o risco de serem arrastadas pela força da água. Igualmente, recomenda-se o acompanhamento permanente da informação hidrológica disseminada pelas entidades competentes.
Sociedade
2026-03-25

Politica
2026-03-25

Sociedade
2026-03-24
.jpg)
Sociedade
2026-03-24

Sociedade
2026-03-24
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula