
Eis que, de repente, um cão misterioso surge numa pacata aldeia. A sua aparição é imediatamente recebida com pavor pelas crianças, que gritam em uníssono: “É o Cão-Tinhoso. É o Cão-Tinhoso...”. No meio do alvoroço, duas adolescentes, Denisse e Matchosse, ficam intrigadas. A aparição daquele animal desencadeia uma série de questionamentos: “Cão-Tinhoso? Afinal, não tinham morto o Cão-Tinhoso? E as histórias que temos vindo a ouvir todo este tempo? Serão apenas para nos enganar?”.
Assustado com os gritos e a perseguição implacável dos rapazes, o cão foge, acabando por encontrar refúgio noutro bairro. É aí que, com astúcia, se infiltra numa família, aproveitando-se da ingenuidade das crianças para se tornar um falso amigo. Zofanias, um dos rapazes, cativado pela nova companhia, não para de assobiar uma melodia de confiança cega: “Eu confio em ti, Cão-Tinhoso. Eu confio em ti...”.
MUDUNGAZI é o nome artístico de Isaías Mucindo Armando Mate, natural de Moçambique, província de Gaza, distrito de Mandlakazi. Para além da sua carreira como docente universitário, destaca-se no panorama literário: é Mestre em Educação/Ensino de Português pela Universidade Pedagógica de Maputo e Licenciado em Ensino de Português pela Universidade Eduardo Mondlane.
A sua trajetória literária é marcada por distinções notáveis: venceu a 4.ª Edição do Prémio Literário José Craveirinha, na categoria de Poesia, promovido pela Universidade Pedagógica de Maxixe, e recebeu uma Menção Honrosa no 3.º Concurso Internacional de Literatura da ALACIB (Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil), também na categoria de Poesia.
A sua obra está representada em várias publicações, como a Antologia de Prosa e Poesia do livro Impoética & Poesia, Poemas & Cartas Ridículas de Amor, Memórias do Idai e na Revista Mangues & Letras (13 de junho de 2020, nº 14). Recentemente, em 2024, publicou “Memória Subterrânea” (prosa) e “Sonata de uma Nação Vagabunda” (poesia), esta última já semifinalista do Prémio Oceanos 2025, atestando a qualidade e relevância do seu trabalho.

Politica
2025-12-18

Politica
2025-12-18

Economia
2025-12-16

Politica
2025-12-16
Sociedade
2025-12-16
Copyright Jornal Preto e Branco Todos Direitos Resevados . 2025
Website Feito Por Déleo Cambula