Preto & Branco

Muchate é o novo homem forte do basquetebol do Fer.Maputo

O antigo jogador e internacional moçambicano, Custódio Arão Muchate é o novo responsável do departamento de basquetebol do Ferroviário de Maputo, em substituição ao reformado Isidro Amade.
Na sua primeira intervenção como novo homem forte da bola ao cesto no clube dos caminhos de ferro da capital, Muchate começou por dizer que.
“É realmente um desafio, por ter saído da condição de atleta para um cargo de gestão. Graças a Deus tive o privilégio de ter trabalhado durante vários anos com nomes sonantes do Clube Ferroviário de Maputo, CFvM, que muito fizeram pelo basquetebol do clube. Falo principalmente da pessoa do senhor Isidro Amade. Hoje estou eu aqui a ocupar um cargo que ele fizera parte e, ao longo da sua vigência eu pude aprender muito algumas coisas que eu acho que é possível implementarmos. Na maioria das vezes vou pedir ajuda a várias pessoas, incluindo a ele, para voltarmos à hegemonia do CFvM” referiu.
Mais adiante, Muchate mostrou-se convicto e confiante em recolocar o clube no topo, no que toca ao basquetebol.
“Preciso de dar as cartas, vou jogar com tudo para o basquetebol voltar no lugar no qual merece estar. “Vamos fazer de tudo para reforçar a equipa sénior masculina com atletas que realmente venham acrescentar mais qualidade, que já dispomos no actual plantel. Não vai ser fácil, é um trabalho que deve ser feito com maior cautela. O Milagre Macome, o nosso treinador, precisa de bastante apoio. Em femininos, as nossas meninas têm a responsabilidade de revalidar o título africano e acredito que o trabalho que o Nasir Salé e as suas atletas estão a fazer, isso poderá acontecer. Mas seria um erro crasso pensar só em seniores, temos que olhar na nossa formação porque é de lá onde vamos criar os alicerces para um futuro melhor.“De todas as formas irei, obviamente, tentar buscar algumas parcerias. Vamos agora ver o que foi feito ou até aonde foi feito para podermos ver também o que podemos fazer” rematou.
Custódio Muchate começou a jogar pelo Ferroviário de Maputo em 2005, e mais tarde rumou ao Desportivo em 2011 e em 2018 defendeu as cores da turma “locomotiva” da Beira. E na selecção nacional, estreou-se com 19 anos de idade, onde defendeu o país nos “Afrobaskets” de 2005 na Argélia, 2007 em Angola, 2009 na Líbia, 2013 na Costa do Marfim e em 2015 na Tunísia.
Pelo Ferroviário de Maputo, Muchate conquistou seis títulos em 2006,2007, 2008, 2009, 2016 e 2018.

Adicionar comentário

Leave a Reply