Preto & Branco

Chegam ao país 450 mil vacinas anti-Covid-19 provenientes da Argentina

Esta prevista para esta sexta-feira (26 de Novembro) a chegada ao país de 450 mil doses de vacina AstraZeneca doados pela Argentina, num acto inaugural deste pais latino americano em apoio a um país estrangeiro.

A Argentina faz parte de um sistema global de reciprocidade constituído para a doação de vacinas, com vista a reduzir os níveis de contágio e os efeitos da pandemia global da COVID-19, um mecanismo internacional que, durante a recente Cimeira do G20, foi reivindicado pelos países intervenientes como uma resposta solidária e eficaz de um trabalho global contra a pandemia.

A Argentina ofereceu doses a diversos países que se encontram em situação de necessidade urgente de acesso às vacinas, dos quais já obteve respostas favoráveis de 10 países, para além de Moçambique. Outros Estados estão a avaliar a aceitação da oferta feita pela Argentina, cuja resposta é esperada nos próximos dias.

Depois de receber doações que ultrapassaram as sete milhões de doses, o que permitiu acelerar a aplicação das vacinas para dar protecção completa a grande parte da população, a Argentina agora pode doar aos países de que mais precisam.

Orientada pelos princípios da solidariedade e fraternidade com o povo moçambicano e outros países com menos possibilidades de acesso a estas vacinas, a Argentina pretende promover o acesso equitativo e oportuno às vacinas destinadas a gerar imunidade adquirida contra COVID-19.

A oferta foi feita em linha com a ideia do presidente argentino, Alberto Fernández, de que, enquanto todos os países não tenham acesso à vacinação, não se pode virar a página da pandemia.

Em Moçambique, os procedimentos são conduzidos pela Embaixada da Argentina em Moçambique chefiada pelo Encarregado de Negócios, Andrés Ventafrida, em coordenação com funcionários do Ministério de Negócios Estrangeiros e Cooperação e do Ministério da Saúde deste país.

O Governo moçambicano anunciou a sua estratégia de vacinação a 5 de Março de 2020, de vacinar 16,8 milhões de moçambicanos, e esta doação de vacinas AstraZeneca irá contribuir para a materialização deste objectivo.

Adicionar comentário

Leave a Reply