Preto & Branco

Mais três bases terroristas destruídas em Cabo Delgado

A Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), designada SAMIM, anuncio última sexta-feira a destruição de três bases dos terroristas no distrito de  Macomia, província de Cabo Delgado, tendo resgatado nas operações 13 pessoas, dentre mulheres e crianças.

Segundo comunicado de imprensa emanado pela SAMIM, a 24 de Outubro as tropas destacadas para combater o terror na província de Cabo Delgado, levaram a cabo uma operação militar no distrito de Macomia, que culminou com a destruição de três bases dos insurgentes que estavam localizadas no norte do lago Nguri e rio Muera, sendo um dos rescaldos o resgate de oito mulheres e cinco crianças e que estão sob os cuidados das autoridades moçambicanas.

Ainda, consta na comunicação supracitada que na operação foram apreendidos lançadores RPG-7, morteiros, metralhadoras e rifles, em quantidades não divulgadas.

A ofensiva das FDS moçambicanas ganhou vigor em Julho, com o apoio do Ruanda, a que se juntou depois a SADC, permitindo aumentar a segurança e recuperar várias zonas onde havia presença de terroristas .

A província de Cabo Delgado é aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico, num conflito que já provocou mais de 3.100 mortes e mais de 817 mil deslocados.

Adicionar comentário

Leave a Reply