Preto & Branco

Emerge  surto de varicela em Pemba

Cerca de uma semana depois de alguns pais terem mostrado preocupação com a eclosão da varicela na cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, as autoridades da saúde confirmaram o surto da doença, que supostamente não era registada há várias décadas.

O surto foi confirmado pelo director provincial de Saúde, que considerou normal a eclosão da doença, devido às altas temperaturas que se registam na província. “Nós fizemos um rastreio pelos centros de saúde da cidade de Pemba. Confesso que, durante os últimos sessenta anos, notificamos apenas seis casos, três no centro de saúde de Natite, que regista um maior movimento de pacientes, e outros três foram registados no centro de saúde do bairro Cimento. Portanto, são apenas seis casos que foram registados na cidade de Pemba nos últimos dois meses”, confirmou Magido Sabuna, director provincial de Saúde de Cabo Delgado.

Apesar de ser considerada uma situação preocupante, as autoridades da saúde, na província de Cabo Delgado, consideram normal a eclosão da varicela, mas apelam aos cidadãos para procurarem cuidados médicos. “A varicela pode evoluir para complicações, mas não são tão graves, quando há uma sobre infecção das erupções cutâneas, e, quando não é bem tratada e precocemente, pode complicar a vida, principalmente das crianças e pode levar à morte”, alertou Magido Sabuna.

Adicionar comentário

Leave a Reply