Preto & Branco

Terra natal do PR religada a energia eléctrica

A vila de Mueda, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, está de novo ligada à rede de energia eléctrica desde sexta-feira última, depois do corte de um ano provocado por incursões terroristas que estão sendo debeladas fortemente.

 Várias actividades económicas que requerem eletricidade “serão retomadas” e será possível “dinamizar” a economia do distrito, disse à Rádio Moçambique Manuel Pitalavalave, edil de Mueda, distrito natal do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

O corte de energia foi provocado pelo ataque à localidade de Awasse, onde se encontra uma das principais subestações da Eletricidade de Moçambique (EDM) em Cabo Delgado. O controlo da localidade foi, entretanto, recuperado por militares moçambicanos com apoio ruandês durante o mês de Agosto.

Durante o apagão, os agentes económicos de Mueda que continuaram abertos foram obrigados a recorrer a fontes de energia alternativas, como geradores, com despesas acrescidas em combustível.

“Eles gastavam muito com a compra de gasóleo para poder abastecer os geradores”, referiu o autarca de Mueda, citado pela Rádio Moçambique.

 

Adicionar comentário

Leave a Reply