Preto & Branco

Aulas retomam esta segunda-feira

O Presidente da República, Filipe Nyusi, em comunicação à nação, anunciou o alívio de parte das medidas de restrição para travar a pandemia de Covid-19, com destaque para a retoma das aulas aos vários níveis de ensino.

O estadista Filipe Nyusi anunciou, sexta-feira última, o alívio de parte das medidas de restrição para travar a pandemia de Covid-19, com destaque para a retoma das aulas presenciais e o alívio dos horários do recolher obrigatório.

“É autorizada a retoma das aulas presenciais do ensino primário, secundário, técnico-profissional e superior. No entanto, esta medida é flexível, dependendo da capacidade de cumprimento das orientações”, disse Filipe Nyusi, anunciando também que o recolher obrigatório que vigorava das 21 hortas às 04 horas  passa a vigorar entre as 22 horas e as 04 horas.

Por outro lado, nas novas medidas, que estão a vigorar a partir de sábado, pelos próximos 30 dias, o horário dos serviços de restauração é estendido das 06 horas até as 20 horas, quando no período anterior eram obrigados a encerrar às 18 horas.

“O horário do funcionamento dos centros comerciais é das 09 às 18 horas, quando antes encerravam as 16 horas”, acrescentou o estadista, acrescentando que os outros estabelecimentos de prestação de serviços passam a estar abertos até às 18 horas quando anteriormente eram obrigados a fechar as portas as 16 horas.

Ainda, Filipe Nyusi autorizou a reabertura dos ginásios de “classe polivalente e de grande dimensão”, com uma lotação que não deve exceder 25% da sua capacidade.

Além disso, o funcionamento das instituições públicas volta ao normal, das 7:30  às 15:30. As reuniões em instituições públicas e privadas estão também autorizadas, mas o número máximo de participantes é 50 pessoas em locais fechados.

No entanto, Filipe Nyusi referiu que o início de alívios não pode nem deve ser confundido com o fim da pandemia, reforçando o apelo para a adesão a campanha de vacinação em massa em curso no país.

Adicionar comentário

Leave a Reply