Preto & Branco

” Nos últimos anos a música  moçambicana ganhou uma valorização interna  impressionante” Defende MJT

MJT é um jovem músico moçambicano que iniciou a sua caminhada na música na Província de Gaza em 2011, em batalhas de rap no bairro. Nesta altura o maior divertimento da “malta jovem” era o Freestyle, era também uma forma de expressar vários sentimentos dentre os quais a pobreza que assola aquele ponto de país, o jovem gravou sua primeira música em 2014 já em Maputo.

O jovem músico disse a nossa reportagem que tem um álbum já pronto quem contém 14 faixas, mas foi antecedido por uma EP de 5 faixas intitulada “Ulahlahlah”, que significa admiração, e que está disponível nas plataformas digitais desde Fevereiro.

“O maior desafio na gravação das músicas está ligado a falta de patrocínio, mas existiram também pequenos desafios como conciliar os estudos, musica ou trabalhos fora da música. O álbum conta com participações com Artistas como António Marcos, no ritmo afro pop, Anísio Carlos, e alguns outros da nova geração”, revelou a fonte.

O músico destacou ainda o estilo que o caracteriza é kizomba, mas também trabalhou com Afro pop, um retiro mais africano e dançante.

“Eu acredito que estes ritmos músicas são temporais, não tem época e pela dinâmica diferente que trago a estes ritmos acredito que podem ser as chaves para meu sucesso. Nos últimos anos a música moçambicana ganhou uma valorização interna impressionante e na mesma senda ela ganhou reconhecimento internacional o que coloca os músicos moçambicanos na disputa com Artistas internacionais, e este é um grande ganho para a cultura Moçambicana”, disse a fonte

No decorrer da entrevista o jovem foi mais além ao apontar que o maior desafio quando começou a trabalhar profissionalmente foi ter acesso às mídias. “Felizmente para além de música trabalho na área de docência, este tem sido o meu ganha-pão, para além disso trabalho também com filmagens e fotografias o que também tem garantido a sustentabilidade”, acrescentou a fonte.

De realçar que o músico tem vários projectos para 2021 onde destaca-se filmar e publicar os vídeos de todas músicas já disponíveis, e garantir o lançamento simultâneo de um CD e DVD.

Adicionar comentário

Leave a Reply