Preto & Branco

Contra a Covid-19 no país

Banco Mundial financia sete milhões de doses de vacinas

 O Banco Mundial aprovou, semana finda, uma doação no valor de 115 milhões de dólares em apoio ao Governo moçambicano para expandir a sua campanha de vacinação contra a Covid-19, com destaque para a aquisição de cerca de sete milhões de doses de vacinas

 Os fundos serão utilizados para adquirir, administrar e distribuir vacinas contra a Covid-19 e fortalecer a preparação e a capacidade do Sistema Nacional de Saúde, bem como para garantir a continuidade dos serviços essenciais de saúde, especialmente para mulheres, crianças e adolescentes.

Um comunicado daquela instituição detalha que o projecto financiará a aquisição de vacinas Covid-19 e suprimentos necessários para a entrega e distribuição de vacinas, incluindo diluentes, seringas e outros suprimentos médicos. Também apoiará a logística de vacinas, incluindo insumos da cadeia de frio, armazenamento e transporte, bem como treinamento de profissionais de saúde comunitários na implementação da campanha de vacinas Covid-19, enquanto se promove a demanda e o acesso a serviços essenciais de saúde. Além disso, irá apoiar as principais instituições do sistema de imunização de Moçambique.

Cálculos do Banco Mundial avançam que a operação vai permitir a compra de aproximadamente sete milhões de doses de vacinas Covid-19, a maior contribuição individual até agora, o que irá assegurar a cobertura de aproximadamente 20% da população elegível.

A nossa fonte detalha ainda que outras áreas de apoio sob esta operação incluem campanhas de comunicação para gerar confiança, reduzir a hesitação às vacinas e melhorar o acesso às informações confiáveis. O financiamento irá igualmente apoiar sistemas de vigilância para rastrear vacinas até aos seus pontos de distribuição.

Adicionar comentário

Leave a Reply