Preto & Branco

Menos de 1% de agricultores tem acesso a crédito

Segundo o Inquérito Agrário Integrado – 2020, acessível ao público a partir da próxima semana, apenas 0.6 por cento dos agricultores existentes no país têm acesso ao crédito para o desenvolvimento de actividades agrícolas.

Esta informação foi captada na apresentação feita, quinta-feira última, em Maputo, pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), Celso Correia, garantindo que o inquérito estará disponível para o público a partir do dia 15 do corrente mês.

Por outras palavras, apenas 0.6 % dos agricultores existentes nos 154 distritos das 11 províncias de Moçambique é que têm acesso ao crédito para o desenvolvimento de suas actividades agrícolas.

Entretanto, segundo Celso Correia, esta situação poderá vir a mudar com o Sustenta, dado que este programa incorpora todos problemas que os agricultores enfrentam e transforma o sector agrário no país e dos agricultores que procuram financiamento, sementes de qualidades e acompanhamento dos extensionistas como forma de impulsionarem as suas actividades.

Nesta apresentação do inquérito, este governante defendeu que o país estava diante de um marco histórico no sector [agrícola] porque o instrumento iria permitir uma planificação real e não baseada em estimativas que muitas vezes acabam sendo especulativas.

Adicionar comentário

Leave a Reply