Preto & Branco

Entre Moçambique e Alemanha

Dinheiro dos “madjermanes” desviado para pagar dívidas

Mais de uma centena de académicos e activistas sociais de várias partes do Mundo, incluindo Moçambique, exige justiça laboral para ex-trabalhadores moçambicanos na antiga República Democrática Alemã (RDA), cujo dinheiro de indemnização por desvinculação intempestiva ainda não receberam passa 30 anos! Há denúncias de desvio.

Em carta aberta a ser entregue ao Governo da Alemanha, nesta segunda-feira (19 de Abril),  os subscritores relatam o drama dos ex-trabalhadores moçambicanos da Alemanha Oriental e apelam ao Governo alemão para responder a questões éticas e humanas, frisando que “não se trata apenas do dinheiro”.

Contudo, do que apuramos, “houve uma operação fictícia, que os Bancos Centrais faziam, que consistia em transferir o dinheiro para Moçambique, mas, ao mesmo tempo, o dinheiro era devolvido para o serviço da dívida que Moçambique tinha contraído”, revela um dos mais interventivos académicos e intelectuais moçambicanos, o sociólogo Elísio Macamo, um dos subscritores da carta aberta ao governo alemão.

Mais pormenores confira na edição semanal Preto& Branco (em PDF) na próxima quinta-feira.

Adicionar comentário

Leave a Reply