Preto & Branco

Obras de projeto de gás retomam em breve

Interrompidas devido à proximidade de ataques de terroristas na zona de exploração, mas que assolam a província de Cabo Delgado desde final de 2020, as obras do projeto de gás do Rovuma poderão retomar em breve.

Quem fez este anuncio foi o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, dias atrás à margem do lançamento da primeira pedra de construção da linha de transporte de energia elétrica Chimuara – Alto Molócuè, na província da Zambézia, no centro do país.

“Estão praticamente criadas as condições para a retoma”, disse, ajuntando que  “tivemos uma discussão recente, ainda esta semana com o presidente para África da Total e concordámos que, em breve, será anunciada publicamente a retoma dos trabalhos”, enfatizou Max Tonela,

O ministro assinalou que, apesar da redução do nível de actividade, o projecto da Total atingiu um nível de execução de 23%. “As actividades de engenharia também decorrem conforme o plano inicial” assim como as actividades no mar, 32% das quais realizadas, salientou. O projecto da Área 1, liderado pela petrolífera francesa, é o maior investimento privado em curso em África, avaliado em pouco mais de 20 biliões de dólares.

Adicionar comentário

Leave a Reply