Preto & Branco

Contra a Covid-19 em Moçambique

Vacinação custa mais de 21 biliões de meticais

O Governo lançou na sexta-feira última, o Plano Nacional de Vacinação contra a pandemia da Covid-19 que prevê vacinar aproximadamente 17 milhões de pessoas, o que corresponde a 54,6% da população total, cujo custo está estimado em 21.8 biliões de meticais. Resssalva-se que este plano de vacinação não contempla crianças abaixo de 15 anos de idade e mulheres grávidas.

Segundo avançado os profissionais da saúde de todos os subsistemas (público, comunitário, privado–não lucrativo e lucrativo) serão os primeiros a tomar a vacina da SARS-COV-2 Vacine (Vero Cell) inactivada, produzida pela Sinopharm/CNBG, da República Popular da China. Os profissionais de saúde vão ficar com 60% do lote da vacina chinesa que chegou ao território nacional no passado dia 24 de Fevereiro.

Este programa de vacinação contra a Covid-19 arrancou  segunda-feira última (8 de Março)) e as autoridades de saúde esperam vacinar toda a população elegível até ao próximo ano (2022).

A estratégia de obtenção das vacinas adoptadas pelo Executivo moçambicano assenta em dois pilares: Mecanismo COVAX e o Mecanismo Complementar de Aquisição Directa. No quadro da iniciativa COVAX, o país vai ter acesso gratuito a cerca de 12.332.897 doses de vacina, permitindo cobrir 6.166.449 pessoas, o que corresponde a 20% da população. No âmbito do mecanismo complementar de aquisição directa, Moçambique poderá adquirir de forma independente 21.319.768 doses de vacinas, o que possibilitará cobrir 35% da população.

O plano tabela a vacinação em quatro fases. Na primeira fase, para além dos profissionais de saúde, estão também abrangidos idosos vivendo em lares de terceira idade e os trabalhadores dos lares de idosos; doentes com Diabetes Mellitus (iniciando pelos doentes registados nas associações de diabéticos até Dezembro de 2020); e Forças de Defesa e Segurança (FDS).

Para a segunda, estão contemplados os doentes diabéticos (não abrangidos na primeira fase); reclusos e funcionários prisionais; população residente em centros de acomodação com idade superior a 50 anos; população de mais de 50 anos residente em áreas urbanas.

A terceira fase começa por abranger a população residente nos centros de acomodação que não tenham sido abrangidos nas fases anteriores e fecha com a população de mais de 50 anos em áreas rurais. A última é reservada a toda a população não abrangida nas fases anteriores.

A SARS- COV-2 Vacine (Vero Cell) inactivada é uma resposta imunológica específica que consiste em anticorpos e células que conferem protecção ao indivíduo vacinado. Sobre a eficácia da vacina, as autoridades sanitárias falam de 79.3% contra doença sintomática e 100% contra doença moderada e grave.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um país alcança a imunidade do rebanho quando a cobertura na vacinação atinge 60% da população.

O Plano de Nacional de Vacinação tem por objectivo fornecer directrizes para a implementação pormenorizada contra a Covid-19 de forma segura e eficaz, assegurando equidade e qualidade na oferta da vacinação e é de referir que o Plano é orçado em mais de 21.8 biliões de meticais.

Adicionar comentário

Leave a Reply