Preto & Branco

Sucessão de Daviz Simango

Secretário-geral do MDM falha dirigir Beira

Albano Carige, ex-vereador de Daviz Simango, para a área de Construção e Urbanização, é o seu sucessor, no lugar de José Domingos, secretário-geral do MDM, segundo na lista eleitoral deste partido, por este ser deputado na Assembleia da República, daí estar ferido de incompatibilidade.

A Assembleia Municipal da Cidade da Beira apontou, na última terça-feira (02 de Março), Albano Carige António como o substituto de Daviz Simango, autarca que morreu vítima de doença, na liderança daquela cidade no centro do país.

A legislação moçambicana estabelece que em caso de impedimento definitivo do presidente de uma autarquia [caso de morte], o membro da Assembleia Municipal que se segue ao cabeça de lista do partido deve assumir o cargo.

No caso do MDM, o segundo nome da lista é o do secretário-geral do partido, José Domingos, mas este está impedido de assumir o cargo de presidente do município porque suspendeu as suas funções como membro da Assembleia Municipal, há mais de dois anos, para exercer o cargo de deputado na Assembleia da República.

Assim sendo, José Domingos falha dirigir a segunda maior cidade do país, cedendo a oportunidade ao terceiro da lista eleitoral do MDM  às eleições autárquicas de 2018, Albano Carige, que havia sido nomeado pelo falecido edil para a função de vereador para área de Construção e Urbanização, posição já renunciada para retomar assento na Assembleia Municipal e ilegível para a sucessão de Daviz Simango.

Segundo informação avançada à imprensa pelo presidente da Assembleia Municipal da Cidade da Beira, Ricardo Langue, este órgão está em concertação com o Ministério da Administração Estatal, entidade governamental tutelar das autarquias locais, na organização da cerimónia de tomada de posse, que está agendada para esta sexta-feira (05 de Março).

Daviz Simango, 57 anos de idade, sofreu uma paragem cardíaca que lhe provocou a morte na madrugada do dia 22 de Fevereiro, depois de estar internado numa unidade de saúde sul-africana para onde foi transportado devido a doença súbita no dia 13 do mesmo mês.

Os restos mortais de Daviz Simango que fazia o seu quarto mandato na liderança dos destino da cidade da Beira como edil, foram a enterrar no passado sábado (27 de Fevereiro) na própria cidade da Beira.

Adicionar comentário

Leave a Reply