Preto & Branco

Condecorados mais de 60 Veteranos da Luta de Liberação Nacional

Decorreu na passada quarta-feira(03) no Instituto de Ciências de Saúde do Infulene a condecoração atribuída aos veteranos da Luta de Libertação de Moçambique, salientar que foram condecorados, 77 Veteranos da Luta de Libertação Nacional subdivididos em 3 grupos de 26, devido a pandemia da COVID-19. A Cerimônia foi presidida por Sua Excelência Secretária de Estado na Cidade de Maputo, Sheila Santana Afonso.

Sheila Afonso sectária de estado na cidade de Maputo disse que na cerimónia de hoje foram condecorados um total de 77 concidadãos, com a Medalha de Veterano de Luta de Libertação de Moçambique.

“O objectivo é valorizar a participação consequente e honrosa na luta de libertação nacional e no engajamento patriótico na edificação, consolidação e desenvolvimento da República de Moçambique, pelos nossos veteranos, por isso, as insígnias dos Títulos Honoríficos e Condecorações da República de Moçambique que hoje são atribuídas por Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, representam a conquista da unicidade, indivisibilidade e inalienabilidade do povo moçambicano”. Destacou a fonte

A mesma frisou ainda que os 77 galardoados hoje é que honram os títulos com que foram agraciados, mormente a Medalha Veterano de Luta de Libertação de Moçambique, atribuída em reconhecimento da participação activa dos nossos combatentes na luta armada, no combate diplomático, na batalha pelo reconhecimento dos direitos do Homem e dos Povos, na batalha pelo triunfo da independência, democracia, paz e justiça social.

Vale reforçar que a secretaria de estado apela aos citadinos da nossa urbe para que cumpram de forma escrupulosa as medidas de prevenção, pois continuamos a ver pessoas aglomeradas nos Mercados, nas Paragens, nas Conservatórias, Identificação Civil, INATER, que não observam as medidas: distanciamento social e, uso de máscara. A COVID-19 existe e estamos a perder vidas humanas, só no mês de Janeiro tivemos 157 óbitos e 8.937 casos positivos.

Adicionar comentário

Leave a Reply