Preto & Branco

Corona vírus “invade” escolas

O novo corona vírus causador da doença Covid-19 entrou nos estabelecimentos de ensino, com dados recentes a revelarem que, pelo menos, 40 alunos de varias instituições de ensino, a nível da na província de Maputo, estão infectados.

Deste universo de infectados, 23 são do centro de acolhimento e educacional Casa do Gaiato, localizado em Boane.

Esta informação foi avançada esta semana, na base de um diagnóstico confirmado semana finda aos alunos que estando no seio familiar para a celebração da quadra festiva regressavam ao regime de internato e para o arranque das aulas.

Por alguns alunos apresentarem alguns sintomas, todo o universo de 123 alunos internos deste centro de acolhimento e de ensino foram submetidos a testagem da covid-19, sendo que os restantes 90 aguardam pelos resultados.

Segundo o porta-voz da Direção provincial da Educação e Desenvolvimento Humano, José Luís, em declarações da televisão pública, referiu que os alunos infectados pela Covid-19 na província de Maputo encontram-se em isolamento domiciliar e institucional e está-se no processo de seguimento de eventuais contactos, ressalvando porém, que ainda não haviam tido contacto com outros alunos em regime de externos.

Este cenário, pode ser a ponta do iceberg sobre o que poderá estar a acontecer em outros estabelecimentos de ensino que retornaram ~as aulas, sobretudo se se considerar que poucos alunos cumprem com as medidas de prevenção logo que saem do recinto escolar ou antes de entrar.

Adicionar comentário

Leave a Reply