Preto & Branco

EUA reitera apoio contra terrorismo

Os Estados Unidos da América (EUA) reiteraram nesta terça-feira, o seu apoio a Moçambique para “derrotar os terroristas e responder à complexa emergência” no norte do país, palco de ataques rebeldes, durante uma visita do subsecretário da Defesa norte-americano a Maputo.

O subsecretário da Defesa para Política dos Estados Unidos (EUA) visitou Moçambique na sexta-feira passada, para falar sobre o apoio norte-americano na luta contra os grupos rebeldes que têm protagonizado ataques no norte de Moçambique, anunciou na terça-feira a embaixada.

Anthony Tata manteve encontros com o ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, e com o ministro do Interior, Amade Miquidade, nos quais abordaram o apoio do Governo dos EUA a Moçambique na “luta contra o terrorismo e o extremismo violento”, refere-se num comunicado da embaixada enviado à comunicação social.

“Os Estados Unidos continuam a mostrar o seu compromisso para com Moçambique nos seus esforços para derrotar os terroristas e responder à complexa emergência no Norte”, disse o embaixador dos EUA em Moçambique, Dennis Hearne, citado no comunicado.

Segundo o documento, no encontro, os oficiais concordaram sobre a importância de identificar necessidades nas áreas de treinamento, equipamento e planeamento estratégico para trazer estabilidade à região.

Em setembro, os Estados Unidos da América anunciaram que iam canalizar 42 milhões de dólares para assistência humanitária às vítimas do conflito armado e projetos de resiliência na província de Cabo Delgado.

Adicionar comentário

Leave a Reply