Preto & Branco

Moçambique contemplado com vacina contra Covid-19

A coberto da iniciativa COVAX liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Moçambique poderá receber vacina para cobrir 20 por cento da sua população, no próximo ano, no contexto do combate a pandemia da Covid-19.

 Segundo revelou na quinta-feira última, em sede do parlamento moçambicano, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, “neste momento, Moçambique e outros países fazem parte de uma iniciativa global conhecida como de COVAX que, entre outras vantagens, vai permitir, primeiro, o acesso rápido e equitativo a vacinas seguras, eficazes e pré-qualificadas pela OMS”, explanou, para de seguida esclarecer que “este mecanismo vai garantir que cada país receba 20 por cento de dozes para vacinar até 20 por cento da sua população. Para os cálculos que nós fizemos, Moçambique receberia, neste momento, seis milhões de doses”, estimou.

Perante esta possibilidade, o Ministério da Saúde (MISAU) trabalha na definição dos requisitos de quem deve beneficiar da vacina. “O ministério está a definir os requisitos e condições para a definição dos grupos a serem vacinados e ainda o processo da estratégia da vacinação nacional”, adiantou o governante.

Porém, apelou para que não haja ilusões apelando para uma gestão prudente das expectativas. “É fundamental que não se criem falsas expectativas em relação à vacina da Covid-19 e, por isso, é fundamental que se recomende a manutenção das medidas que até agora deram possibilidade de Moçambique controlar a pandemia da Covid-19”, aconselhou.

Por outro lado, o ministro da Saúde que falava na Assembleia da República, em sessão de perguntas ao Governo sobre o Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2021, congratulou a forma como o Governo tem gerido esta pandemia, apontando algumas vitórias.

“Foram atingidos os dois objectivos fundamentais no início da epidemia: O primeiro, demorar o pico da pandemia, inicialmente as estimativas diziam que era Abril, depois foram calculadas para Junho, mas Moçambique conseguiu atingir o pico em Outubro. Portanto, este objectivo foi integralmente alcançado”, destacou Armindo Tiago.

Adicionar comentário

Leave a Reply