Preto & Branco

Samuel Maputso lanҫa um livro inspirado em RH

Intitulado GRAB YOUR SEAT ou seja Agarra a sua carreira é o mais recente livro do autor Samuel Ernesto Maputso que por conta da covid˗19 foi lanҫado virtualmente na última segunda˗feira (16) de mês em curso em Maputo.

A obra GRAB YOUR SEAT traz discussões dos pressupostos ou qualidades que o autor lhe tornaram o Executivo de Recursos Humanos que é hoje, não só com lugar na mesa de decisões, mas com a voz e verdadeiro poder de decisão e ideias para se tornar um excelente profissional de RH  e que quer evoluir enquanto profissional desta área. É o caso que o autor nos traz da ideia principal ˮ O Destino está nas Tuas Mãosˮ e aqui cabe a um de nόs saber decidir o que queremos ser.

O prodígio livro é constituído por 6 capítulos que espelha no paladar dos Recursos Humanos no circuito das suas actividade desde o seu o ingresso neste campo de ciência e está compilado em língua inglesa e foi prefaciado pelo português Pedro Ramos.

O livro está disponível para compra online em ˮwww.lisboninternationalpress.comˮ.

Entretanto, no primeiro capítulo o autor discute as diferentes espectativas e perspectivas (do Conselho de Administração, do CEO, dos seus clientes internos e dos próprios profissionais de RH) sobre a função de Recursos Humanos.

É debruçado igualmente as principais valências pessoais que o autor acredita que permitiriam qualquer profissional de RH a se destacar tais como: construir sua marca, clarificar seu propósito, articular seus valores pessoais, descobrir o que move o profissional desta área, amar verdadeiramente as pessoas ˮtocar a partir do balcãoˮ, construir credibilidade e consistência.

No livro da parte 2 ˮFAZENDO A DIFERENÇAˮ são discutidos também aspectos inerentes diferenças em demais profissionais ramos do saber sem se esquecer alguns aspectos chaves que permitem os profissionais conquistar o seu lugar a mesa de decisões nomeadamente: Agir como Assessor Especial do CEO, Pensar grande (Big Picture), campeão de talentos, facilitador de mudanças, campeão da produtividade na empresa e entre vários aspectos que faz menção na sua obra. Um instrumento que poderá trazer ganhos na sociedade e assim como na comunidade académica do país e de mais fronteiras do universo.

Segundo a fonte, todas as rosas tem espinhos e com esta mensagem foca-se principalmente aos iniciantes da carreira de RH ou aspiram ser profissionais de RH, para lhes ajudar a perceber que apesar de Recursos Humanos ser uma profissão sem igual, encerra muitos desafios. E o autor quer ver um posicionamento directo dos profissionais de RH e eis a razão que usa a sua voz apelando de seguinte forma.

ˮUsando situações reais da minha experiencia, partilho algumas lições que considero importante, por exemplo: dificuldades são grandes mestres, você serve a dois reis, mantenha˗se, sempre, fora da fotografia e você estará sempre debaixo do fogoˮ, sublinhou Samuel Maputso autor do livro GRAB YOUR SEAT.

Indubitavelmente a obra vem iluminar os pensamentos e os caminhos de cada uma pessoa que ainda goza da vida em particular para aqueles que sempre quando se deparam com rol de dificuldades optam por desistir (ser vencido pelo fracasso), no último capitulo ˮTudo Está nas Tuas Mãosˮ o autor endereça uma mensagem de que tudo depende de cada um de nόs e que se queremos ser os melhores e mais respeitados nas nossas áreas profissionais.

ˮpor causa da contribuição que fazemos para a produtividade e crescimento das nossas empresas), ou estamos confortáveis com os lugares miseráveis onde estamosˮ, explicou Samuel Maputso.

No mesmo livro o autor traz a abordagem 4Ds inspirado no inquérito apreciativo e que este é uma filosofia de que de tudo em todos alguma coisa funciona e para que a pessoa assuma o controlo do seu destino (pessoal e profissional).

Samuel Maputso é um excelente profissional de RH com mais de 15 anos de experiencia em muitas organizações internacionais e moçambicanas e passou em várias em empresa e é actualmente Director de Capital Humano e Formação do BancABC Moçambique. É co-autor do livro da Marlene de Sousa ˮAs pessoas e suas históriasˮ, ˮGestão de Talentosˮ de Fernanda Martins, ˮConta-me mais Estórias do Pedro Ramos.

 

Adicionar comentário

Leave a Reply