Preto & Branco

Disponível balcão de orientação de jovens para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho

Foi inaugurado o Balcão de Orientação e Emprego (BOE) na Academia de Talentos, Escola de formação profissional para área de Hotelaria e Turismo, tratando-se de uma plataforma que visa facilitar a preparação dos jovens para o sector de trabalho.

Agnès Pires representante da ESSOR em Moçambique disse a nossa reportagem que, esta é uma iniciativa que vem após alguns anos de experiência e implementação do projecto ligada a formação e inserção profissional, apesar das dificuldades para levar os jovens do bairro até o sector privado. Uma das barreiras é a abordagem na qualidade da formação e do acompanhamento dos jovens pelo centro de formação daí que no ano passado foi desenhado este projecto que está na ser implementado em Guiné Bissau e Moçambique concretamente nos centros de formação da  Cidade de Maputo e na província de Sofala com uma dimensão diferenciada de albergar mais de 800 jovens por ano.

“Este projecto implica a inserção de três serviços no centro de formação dos quais o balcão de orientação e emprego um espaço para acompanhar o jovem ao longo do seu percurso iniciando com uma orientação profissional mais também para  descobrir  sobre sua vocação e prepara-lo para abraçar as oportunidades que o mercado de trabalho oferece” destacou

Na sua internação Alice Cambula Directora da Academia de Talentos frisou que esta parceria veio trazer mais um contributo nos trabalhos desenvolvidos pela academina respondendo o plano quinquenal do governo para área de educação e formação profissional e este projecto poderá romper com um dos desafios que é a inserção e permitir que mais jovens estejam inseridos no sector de emprego.

“O outro ganho que a parceria esta a trazer é a questão da orientação para a escolha das profissões, manter-se na formação e buscar emprego. Jovens com este programa vão aprender a escrever as suas próprias cartas de motivação, seus currículos e apresentarem-se ao mercado do trabalho”. Explicou a fonte

Vale reforçar que a Academia de talentos é uma instituição que opera a oito (8) anos e já formou mais de cinco(5) mil jovens para área de Hotelaria e Turísmo dos quais 70%  inseridos no mercado formal e 30% no informal.

 

Adicionar comentário

Leave a Reply