Preto & Branco

Em CaboDelgado

Ataques afectam mais de mil professores
Os ataques de insurgentes, com condão terrorista, que assolam alguns distritos de Cabo Delgado, desde 2017, afectaram a mais de mil professores, com o encerramento de cerca de 138 escolas, das quais 45 destruídas.
Esta informação foi apurada na manhã desta segunda-feira, 12 de Outubro, a propósito da celebração do Dia Nacional do Professor, em cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, com os representantes dos professores através do Sindicato Nacional dos Professores Moçambicanos (SNPM) na Presidência da República.
Compulsando sobre este facto, Filipe Nyusi apontou os distritos de Mocimboa da Praia, Quissanga e Macomia como os mais afectados com a “fuga” forçada  de professores devido aos ataques de insurgentes, que além de destruir infra-estruturas, saquear, atacar militares, matam civis.
Por outro lado, Nyusi apontou que os ataques da autoproclamada Junta Militar da Renamo, na zona centro do país, onde a província de Manica é a mais afectada, 12 escolas ficaram paralisadas, votando à situação de deslocados a 131 professores.
Contudo, o estadista felicitou o empenho das FDS “na proteção de alunos, professores, escolas, … da soberania, no geral”, vincou.
Nyusi abordou, sobretudo, a propósito da efeméride do professor, o empenho do Governo para a melhoria das condições da classe e de infraestruturas escolares, que neste período da pandemia da Covid-19 regista-se uma intervenção de fundo, particularmente de saneamento e de higiene, algo considerado inédito pelo estadista.
Na componente legal e programática, Nyusi realçou a aprovação do Plano Estratégico da Educação com o horizonte 2020/2029, a Estratégia da Educação Inclusiva, além da  estratégia de atendimento de crianças com necessidades especiais.
Outra boa nova prende-se ao andamento do programa de progressões, promoções e mudanças de carreira, que tem sido moroso, mas que neste ano vai beneficiar a pouco mais de 67 mil professores, contra somente cerca de 6.700 professores no ano passado.

Adicionar comentário

Leave a Reply