Preto & Branco

Geny Catamo é o sexto jogador moçambicano a trajar a camisola  do Sporting Clube de Portugal

Depois da independência, poucos ou meia dúzia de jogadores moçambicanos vestiram a camisola da equipa principal do Sporting Clube de Portugal, nomeadamente:

Calton Banze (1988/1989);

Ali Hassan (1988/1991);

Chiquinho Conde (1994/1995);

Gonçalves Fumo (1999/2000);

Martinho Martins Mucuana ou simplesmente Paíto (2003/2006);

Edson Sitoe “Mexer” (2009/2010).

E desta feita chegou a vez de  Geny Catamo vestir a camisola da equipa principal sénior do Sporting Clube de Portugal. Trata-se do sexto futebolista moçambicano a representar a equipa principal leonina.

O extremo de 19 anos somou os primeiros minutos pela equipa principal leonina diante do Farense há duas semanas e terá convencido Ruben Amorim, reflexo disso é que na semana passada assinou um contrato profissional com o clube lisboeta. Diga-se de passagem, que potencial não falta ao talentoso futebolista moçambicano para singrar nos seniores do leões, após ter se evidenciado pelos júniores.

Aos 18 anos, Geny foi lançado pelo técnico português Luís Gonçalves nos Mambas em setembro de 2019 diante das Ilhas Maurícias, tendo marcado um golo e  provado ter qualidade para ser um jogador de eleição e deixar a sua marca na seleção e no futebol português. Chegou a vez de Geny mostrar que tem valor para ocupar um lugar no Sporting e se tornar numa referência.

Lembrar que, antes da independência houve outros jogadores moçambicanos que representaram a equipa leonina, como é o caso de Armando Manhiça e Hilário da Conceição, enquanto Amide Tarmamade fez testes e acabou sendo dispensado.

Adicionar comentário

Leave a Reply