Preto & Branco

No contexto da prevenção da propagação da Covid-19

Mozal doa ventiladores ao Serviço Provincial de Assuntos sociais de Maputo

 Epresa de produção de alumínio em Moçambique Mozal fez na passada quinta-feira (06) de mês em alusão, a entrega de um donativo de quatro ventiladores ao serviço provincial de assuntos sociais de Maputo para ajudar o centro de isolamento da Matola na aplicação de questões de ajuda respiratórias dos pacientes daquela unidade hospitalar que se encontram internados.

No âmbito da resposta da Covid-19, a Mozal tem envidado esforços para prestar a sua colaboração com o governo, ONG`s e as comunidades circo vizinhas. Esta acção está acento aos três pilares que norteia no plano de resposta a Covid-19 nomeadamente: garantir a segurança do bem-estar dos seus colaboradores, apoiar as comunidades e manter continuidade sustentável das suas operações.

A entrega simbólica de quatro ventiladores, vai para ao Serviço provincial dos assuntos sociais de Maputo e esta doação e destinada a apoiar os hospitais tais como o Centro de Saúde da Matola-1 na província de Maputo com um meio clínico neste caso do ventilador para ajudar aqueles doentes da Covid-19 que não podem respirar só por si.

Com esta acção, director interino dos assuntos corporativos da Mozal, reafirmou o seu compromisso de participação activa no bem-estar das comunidades juntando aos esforços do governo e outros parceiros no que tange ao combate da pandemia da covid-19.

Para Secretaria do estado Vitória Diogo que fez parte da entrega do donativo da Mozal, na sequência da entrega de quatros ventiladores, a governante disse que não e o número que conta mas sim e o impacto que os instrumentos desta natureza tem para fazer frente a esta pandemia da componente do tratamento. Os instrumentos estão avaliado por cera de 5.4 milhões de meticais “ este equipamento vai sem dúvida reforçar significativamente a nossa capacidade de resposta na componente de tratamento à pandemia da covid-19 na nossa província de Maputo porque continuamos numa situação delicada, temos estado e devemos aprimorar a nossa resposta provincial” frisou secretaria de estado Vitória Diogo.

A governante acrescentou que dentro do momento vai reunir em mais uma sessão do qual FP provincial par analisar questões de seguimento e rastreio dos casos suspeitos, situação de abastecimento dos mercados para além de acompanhar os preparativos para retoma gradual das actividades nos termos restritivos anunciados na última comunicação a nação pelo Presidente da República.

“Por isso não necessitaremos de exortar a população e os cidadãos da província de Maputo a continuar vigilantes cumprindo rigorosamente as medidas emanadas pelas autoridades no âmbito da prevenção da propagação da pandemia da covid-19 e cada um de nos deve fazer sua parte”, apelou a governante.

A recepção de mais um donativo da Mozal, foi com esta empresa em que o governo da província de Maputo preparou o centro de isolamento que está baseada na Matola que o executivo transformou aquela unidade hospitalar num centro de isolamento.

A entrega da doação acontece após da comunicação a nação pelo Presidente da República no âmbito da prevenção da propagação da covid-19 e a mesma doação ocorre num momento em que a província de Maputo tende a registar um aumento de casos testados positivos do novo coronavírus e a dirigente reiterou a consciência de responsabilidade para com a saúde individual e colectiva com vista assegurar a preservação do sistema nacional de saúde e assegurar a nossa própria vida.

Intervindo a este evento da doação de quatro ventiladores a província de Maputo, a directora dos serviços provinciais de assuntos sociais Iolanda Santos na sua explicação desses instrumentos, vai ajudar aos pacientes que têm insuficiente respiratória grave que não conseguem respirar e quando há uma situação de falência do pulmão ou não funciona bem, é preciso uma ventilação mecânica e entretanto, “este aparelho ventilador ajuda a pessoa a respirar mecanicamente e há medida que vai respirando a posterior retira-se o ventilador”.

 

 

 

 

Adicionar comentário

Leave a Reply