Preto & Branco

Moza Banco antevê derrapagem do metical até ao quarto trimestre 

Aquela instituição bancaria antevê o resvalo da moeda nacional o Metical até no extremo do quarto trimestre. Face a esta situação, no seu mais recente Boletim Económico, o Moza Banco, através do seu Gabinete de Estudos Económicos, refere que a moeda nacional se poderá desvalorizar para valores em torno de 75 meticais por dólar, até finais deste ano.

Em paralelo, os especialistas daquela instituição bancaria, com as grandes exportadoras a reduzir ou suspender a sua produção, o nível de exportações do país tem vindo a baixar consideravelmente, o que está a motivar a queda do valor da moeda moçambicana.

Segundo o estudo realizado em Junho pelo Moza Banco, “a moeda nacional já observou uma perda de cerca de 14% contra o dólar norte-americano em termos acumulados, sendo expectável que o câmbio ascenda aos USD/MZN 76 até ao quarto trimestre”.

De acordo com o documento que temos vindo a citar, este cenário será motivado, em parte, pelo desconfinamento gradual da economia, que poderá, claramente, fazer com que o país retome as exportações. Entretanto, como os produtos que Moçambique exporta poderão ainda não estar disponíveis, haverá esta derrapagem do metical.

No comunicado recebido a nossa redacção indica que, já que 2020 fica marcado pela redução de quase todas as receitas da economia, o que impacta directamente nas metas fiscais do Estado, pelo facto de haver baixa produção e menos vendas, as empresas poderão pagar menos taxas.

 

Adicionar comentário

Leave a Reply