Preto & Branco

Desporto Aeronáutico: A falta de registro tira sono dos gestores desta modalidade desportiva

O clube que gere a actividade desportiva aeronáutica no país, Aero Clube de Moçambique, carece de um registo que se adeque à realidade dos dias que correm a imagem de outros clubes fundados em tempos longínquos como o Ferroviário de Maputo ou o Desportivo também da capital do país.

A preocupação do Aero Clube de Moçambique foi exposta pelo seu Presidente, Baptista Cândido Nhanombe, durante a visita do Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, ocorrida na sede da agremiação.

“A principal preocupação é o registo do Aero Clube. Sabemos que quando se constituiu o clube registou-se, mas é preciso adequar a situação actual como todos os outros clubes, Sporting, Desportivo, Ferroviário que voltaram a registar (…) tendo o Aeroclube registado vai permitir que possamos resolver alguns problemas que neste momento não estamos a conseguir resolver por falta deste registo”disse Nhanombe.

A realização do Show Aéreo que abrilhantou os céus da baia de Maputo no ano passado, não ocorrerá neste ano devido à pandemia da Covid-19. Primeiramente agendado para Junho, o show só poderá acontecer no próximo ano.

“O Aero Show estava agendado para Junho, mas devido à situação que estamos a atravessar pensamos em transferir para ainda este ano, mas não vamos a tempo. Só podemos realizar o Aero Show no próximo ano” considerou o Presidente do Aero Clube de Moçambique.

Gilberto Mendes, elogiou o Show Aéreo ocorrido no ano passado e disse que gostaria de ver a Red Bull Air Race[uma competição de corridas aéreas com participação dos pilotos mais habilidosos do mundo] em Moçambique.

‘“Sou mais ambicioso. Gostaria de trazer Red Bull Racepara aqui. É igual ao Show Aéreo e a nossa baia tem tudo para receber um Red Bull Race. Portanto, temos que nos candidatar e ver quais são as condições. Os eventos internacionais é que vão nos expor ao mundo” afirmou Mendes.

O Aeroclube de Moçambique foi fundado em Agosto de 1928 e tem se destacado em acções humanitárias e formação de pilotos, sendo que pretende reavivar a parte desportiva, como se viu no ano passado, com a realização do Show Aéreo de Maputo.

Adicionar comentário

Leave a Reply