Preto & Branco

Paralisação do sistema do INSS

O Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) interrompe, nesta segunda-feira, 6 de Julho, o funcionamento do seu sistema, ou seja o Sistema de Informação de Segurança Social de Moçambique (SISSMO), durante todo o dia, situação que, deveras, prejudicará seus utentes, nomeadamente contribuintes e beneficiários de todo o país e aqueles que residem no exterior.

Segundo explicação da Direcção-Geral do INSS, a interrupção do sistema informático insere-se na melhoria dos processos de gestão levados a cabo pela instituição, no quadro da modernização e informatização do sistema de segurança  social, que veio melhorar a qualidade de prestação de serviços aos utentes e da própria gestão, durante os últimos tempos.

Reconhecendo que a medida irá afectar os utentes, nomeadamente contribuintes e beneficiários de todo o país e aqueles que residem no exterior, a entidade endereça desculpas antecipadas pelos transtornos a causar.

No entanto, garante que o trabalho será realizado dentro do período previsto, sem perturbação de qualquer dado ou informação no sistema, não apenas para estes, como também para o público em geral.

Para os utentes que tenham como prazo a regularização de alguma situação até ao próximo dia 6, Segunda-Feira, o INSS esclarece que não terá nenhum impacto, tanto em termos sancionais, como quanto à sua prescrição, podendo o mesmo ser reajustado automaticamente.

Aliás, no âmbito da Covid-19, o INSS suspendeu os actos sancionatórios aos utentes em situação irregular.

 

Adicionar comentário

Leave a Reply