Preto & Branco

Beira ameaçada com a erosão costeira

Ao longo da costa nos bairros Palmeiras e Macuti respectivamente no passado havia mais de sete fiadas de Pinheiros por outro lado fazia-se continuamente a dragagem na foz dos rios Búzi  e Pungue para aliviar o canal e permitir melhor navegação de transporte marítimo com destino ao Porto da Beira.

Segundo a nossa fonte o processo de dragagem podia minorar os efeitos da erosão costeira porque a área ou matope bombada formava bacias de área ao longo da costa.  A titulo de exemplo temos a praia nova que é resultado deste processo, embora não podemos negar que o aterro dos bairros Palmeira e Macuti foram erguidos com a área da mesma praia pelo que este tipo de pratica pode ser considerado neste processo de aceleração á erosão.

Aquando do ciclone IDAI no ano passado tivemos muita sorte porque estava uma maré morta baixa se tivesse sido na semana seguinte que estava a maré era alta a marginal teria desaparecido. Mais uma vez o que devia ficar claro é que a cidade da Beira esta a baixo do nível médio das águas do mar e os homens deviam participar activamente neste processo de protecção costeira.

Já tivemos promessa para construção da muralha, mas ninguém sabe ao certo o que esta por de trás deste processo e, enquanto isso não acontecer as águas do mar ameaçam e podem dominar a cidade.

O ponto de captação de água no rio Pungue para abastecer a cidade foi mudado porque já captava se água salgada assim está fixada mais para além na antiga plantação de arroz Ding-ding (nome herdado do som de moto bomba com setenta rotações por minuto) onde as águas do mar ainda não chegaram, aludiu.

Questionado acerca da participação chinesa na protecção costeira respondeu nos seguintes termos: A China tem seus interesses em Moçambique se observar a grande parte da divida publica é com a China, desabafou.

Quando cheguei em Moçambique havia uma herança profissional do período colonial, mas com actual geração que não sabe ler nem escrever esta tudo comprometido, o que será das gerações vindouras?

 

 

Adicionar comentário

Leave a Reply