Preto & Branco

Clubes de Natação em Maputo já perspectivam época 2020/21

Embora a época 2019/2020 ao nível da natação não tenha terminado da melhor forma devido à pandemia da Covid-19, a Associação de Natação da Cidade de Maputo já planeia o regresso das actividades para a época 2020/2021.

A confidência foi feita esta segunda-feira, aquando da visita do Secretário do Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, a Associação de Natação da Cidade de Maputo e ao clube de natação Golfinhos de Maputo.

A Vice-Presidente para área do património do clube Golfinhos de Maputo, Maria Nita Dengo, considera que as limitações financeiras tem sido uma das principais consequências da Covid-19 e sugeriu que o Governo deve apoiar aos clubes para ultrapassar esta situação.

Na ocasião, o Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, reagindo às preocupações apresentadas durante a visita, disse que o actual modelo de financiamento aos clubes e associações de natação está ultrapassado.

“O nosso modelo de financiamento está ultrapassado. Todos os clubes, todas associações e agremiações desportivas queixam-se da falta de dinheiro. Essa falta de dinheiro não será ultrapassada usando o actual modelo que consiste em se financiar do Orçamento do Estado ou a partir a caotização dos sócios” defende Carlos Gilberto Mendes.

O estágio da piscina da Associação de Natação da Cidade de Maputo foi também objecto de análise por parte do Secretário do Estado do Desporto. Mendes mostrou-se preocupado com o estado da piscina, mas considera normal tendo em conta o inverno e contenção financeira devido à pandemia da Covid-19.

A Presidente da Federação de Natação, Delfina Mabote, disse que propôs ao Secretário de Estado a criação de um protocolo para a autorização de regresso às actividadesdos atletas que vão participar dos jogos olímpicos e dos nadadores federados que têm a possibilidade de participar nos próximos eventos regionais.

“Uma das propostas é que se arranque as actividades mais concretamente com aqueles potenciais nadadores que possam trazer resultados nos próximos campeonatos” disse Mabote.

Adicionar comentário

Leave a Reply