Preto & Branco

CAF adianta 200 mil dólares de apoio anual á Federação Moçambicana de Futebol

Para fazer face aos efeitos da COVID-19 na gestão do futebol nacional, a Confederação Africana de FuteboL (CAF) decidiu adiantar, em um mês, o desembolso do apoio anual à Federação Moçambicana de Futebol (FMF). O valor era esperado em Julho.

Com efeito, a FMF irá receber, ainda este mês de Junho, os 200 mil doláres norte-americanos anuais a que tem direito como associado daquela entidade continental, conforme decisão tomada quinta-feira última, 28 de Maio, pelo Comité de Emergência da CAF.

Deste valor, 180 mil são exclusivamente direccionados para programas da anuais da federação e 20 mil para despesas de representação do respectivo presidente, no caso Feizal Sidat.

De acordo com uma nota da CAF a que OC-Olho Clínico teve acesso, o desembolso adiantado deste valor – de Julho para este mês de Junho – visa apoiar a federação na gestão do futebol, altamente afectado pela pandemia do novo coronavírus e que obrigou a paralisação de todas as actividades desportivas.

“Devido à rápida disseminação da COVID-19, as federações nacionais viram-se obrigadas a suspender todas as suas competições internas, facto que gerou enormes encargos financeiros para a sua tesouraria. Assim, a CAF decidiu aprovar os requisitos de elegibilidade para o acesso a estas subvenções anuais, por forma a que todas elas possam beneficiar do nosso apoio durante este período difícil”, refere Ahmad Ahmad, presidente da CAF, mencionado na nota a que temos vindo a citar.

Para além desta subvenção anual de 200 mil dólares destinada a cada uma das 54 federações de futebol de África, a CAF avança que tem estado a avaliar a possibilidade de prestar um apoio financeiro adicional, porém direccionado às competições domésticas. Para a sua organização e retoma.

Adicionar comentário

Leave a Reply